Olá, Karine! Como vai?
Entendo que você está refletindo sobre o conceito de foco, listas e multitarefas. Você está absolutamente correta ao dizer que as listas são usadas para não perder o foco no que precisa ser feito. Elas são uma ferramenta importante para organizar nossas tarefas e prioridades.
Quanto à multitarefa, você mencionou um ponto interessante. Multitarefa pode significar a habilidade de lidar com diferentes tipos de tarefas, como você exemplificou com o uso do Word e do Excel. No entanto, é importante lembrar que, embora algumas pessoas possam ser eficientes em multitarefas, pesquisas mostram que muitas vezes somos mais produtivos quando nos concentramos em uma tarefa de cada vez. Isso se deve ao fato de que a mudança constante entre tarefas pode levar a erros e diminuir a eficiência.
Voltando ao exercício proposto no curso, a ideia da "lista de sucesso" é justamente ajudar a manter o foco nas tarefas que trarão mais resultados, de acordo com o Princípio de Pareto. Assim, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez (e talvez não conseguir concluir nada), você se concentra nas tarefas que são mais importantes e que trarão mais benefícios.
Por exemplo, se você tem uma lista de 10 tarefas para fazer, você pode aplicar o Princípio de Pareto e focar nas 2 tarefas (20% da lista) que trarão 80% dos resultados. Isso não significa que você vai ignorar as outras tarefas, mas sim que você vai priorizá-las de acordo com a importância e o impacto que elas terão.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se esta resposta te ajudou, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.