Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
O seu projeto Fluxograma de Cadastro ficou bem estruturado e mostra uma sequência lógica clara para representar o processo de criação de conta, desde o preenchimento dos dados até a validação e o redirecionamento para o login.
Você organizou bem as etapas de decisão, validação de campos, verificação de senha e cadastro do usuário, o que ajuda bastante na leitura do fluxo. Uma dica interessante é revisar apenas a direção das conexões entre os blocos para deixar ainda mais evidente o caminho do “sim” e do “não”, usando setas bem alinhadas e próximas das decisões correspondentes.
Qual parte do fluxograma você achou mais desafiadora: organizar as decisões ou definir as mensagens de erro?
Organizar as decisões, fiquei um tempo investindo tempo nisso até dar o primeiro passo, quando fui ver, já tinha passado uma hora elaborando o fluxo. Acho que pensei de forma muito complicada o que poderia ser mais simples.
Acho que agora ficou mais alinhado e claro.
Por exemplo, fiz um agora bem mais facil de entender
Oi, Jonathan! Como vai?
É muito interessante perceber sua evolução entre a primeira versão e esta. Você comentou que passou bastante tempo tentando organizar as decisões e, depois de simplificar a lógica, conseguiu criar um fluxo muito mais claro. Esse tipo de experiência é bastante comum em Quality Assurance, pois, muitas vezes, o maior desafio não é desenhar o fluxograma, mas transformar um processo complexo em uma sequência simples e fácil de compreender.
Seu novo diagrama ficou bem organizado, separando o fluxo de cadastro, as validações, o login e o tratamento de erros. Também foi uma boa decisão incluir cenários como usuário já existente, senha incorreta e bloqueio após várias tentativas, tornando o fluxo mais completo e próximo de uma situação real.
Como dica, conforme você continuar praticando modelagem de processos e fluxogramas, tente sempre se perguntar se cada decisão pode ser entendida por outra pessoa em poucos segundos. Quando isso acontece, normalmente o fluxo está bem estruturado e fácil de manter.
Você percebeu como dedicar um tempo para simplificar a lógica acabou tornando o fluxograma mais claro e mais fácil de visualizar? Essa é uma habilidade muito importante em análise de requisitos, documentação, testes de software e modelagem de processos.