Pessoal, boa noite!
Utilizei um Array para a paleta de cores e pequenas modificações no código original. Será que ficou bom?
Além disso, fiquei com uma dúvida. Criei uma função "escolhaCor", dentro coloquei as condições para relacionar os quadrados as cores e usei o "return" para devolver uma cor, que está no indice do Array [0,1,2]. Porém, depois, também tentei o código sem o "return" e deu certo! Achei que como a função está devolvendo algo para a variável precisava do retorno, poderiam me dizer o pq funciona também sem ele?
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Document</title>
</head>
<body>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, cores[0]);
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, cores[1]);
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, cores[2]);
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
let x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
let y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((desenha == true)
&& (x > 155 || y > 55)) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function escolhaCor(evento) {
let x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
let y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (x >= 0 && x < 50 && y < 50) {
return corAtual = cores[0];
} else if (x >= 50 && x < 100 && y < 50) {
return corAtual = cores[1];
} else if (x >= 100 && y < 50) {
return corAtual = cores[2];
}
}
let tela = document.querySelector('canvas');
let pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
let desenha = false;
let corAtual = "blue"
let xVermelho = 0;
let xVerde = 50;
let xAzul = 100;
let yQuadrados = 0;
let tamanhoQuadrados = 50;
let cores = ["red", "green", "blue"]
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse; // acompanha o movimento do mouse
tela.onmousedown = habilitaDesenhar; // enquanto o botão esquerdo estiver clicado, irá habilitar o "desenha"
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar; // quando o botão esquerdo for solto, irá desabilitar o "desenha"
tela.onclick = escolhaCor; // quando clicar com o botão direito conforme especificações das coordenadas x/y, irá trocar de cor
</script>
</body>
</html>