1
resposta

[Projeto Final] ESP8266 - Sensor de Temperatura e Humidade com display OLED e MQTT

Bom dia a todos.

Publico aqui para apreciação meu: [Projeto Final] ESP8266 - Sensor de Temperatura e Humidade com display OLED e MQTT

Melhorias ou diferenças no meu projeto:

Autenticação com usuário e senha no Servidor MQTT - Home Assistant - Mosquitto Broker.

ESP8266 com Display OLED embutido: Utilizado o Wire.begin(12, 14) para definir os Pinos I2C do Display OLED embutido. Daria pra ligar através de jumpers os pinos D1-IO5-SCL e D2-IO4-SDA nos pinos D5-IO14 e D6-IO12 mas direcionar pelo Wire.begin() é mais fácil e limpo.

Obtenção da hora online através do Servidor NTP e exibir em tempo real no display OLED.

Inicialização das fases Wifi, MQTT e Sensor DHT no display OLED e caso falhe ficando em loop acrescentando pontos.

Verificação do sensor DHT e exibindo falha no display OLED.

Utilização do millis() para deixar o projeto mais fluido na leitura do sensor e publicação MQTT.

Claro que dá para melhorar muito mas foi o que deu para o momento e tenho que seguir para o proximo curso.

Codigo Arduino

Display OLED - Inicialização Display OLED - Temperatura Display OLED - Humidade IOT MQTT Panel

Espero que apreciem; Obrigado.

1 resposta

Oi, José! Tudo bem?

Que bacana o seu projeto, parabéns pelo trabalho e pela dedicação! A utilização do ESP8266 com display OLED e a integração com MQTT para publicação dos dados de temperatura e umidade são realmente muito interessantes e tem aplicações muito úteis. Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao curso ou atividade, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!