1
resposta

Projeto Final - DER

Oi! Fiz esse esboço de DER! Quais são minhas oportunidades de melhoria?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Yasmin, como você está?

Parabéns por sua dedicação! Desenvolver um DER com um exemplo criado por você é algo super legal, fiquei muito feliz em conhecer esse modelo.

Vou elencar algumas oportunidades de melhoria e, caso você se sinta confortável, pode compartilhar aqui como ficou depois de modificar esses pontos. Quem sabe a gente conversa mais um pouquinho!

Vamos lá:

  1. Alguns atributos e relações não estão conectados corretamente, como, por exemplo, descrição dos itens na entidade pedido, a relação Flores - fornecido - Agricultor e a relação Funcionario - atende - Cliente. Eu entendo que o trabalho manual de conectar as linhas pode ser cansativo, mas é bastante importante ter esse capricho extra para que nosso modelo fique bem descritivo visualmente. Essa é uma das maiores funções do modelo conceitual.

  2. Num Banco de Dados, é uma boa prática não utilizar espaços ao nomear os atributos ou entidades. Isso pode gerar alguns problemas na hora de fazer consultas. Sugiro que você mude o nome dos atributos que estão com espaço como tempo de entrega, por exemplo, para tempo_de_entrega, substituindo os espaços por underline.

  3. A relação de pedido com itens_ped não está conectada corretamente. É importante que a conexão seja feita no retângulo. Quando a conexão está assim, a cardinalidade não aparece. A relação na entidade associativa não recebeu um nome, também. Sugiro que você a nomeie como Contém.

Espero ter ajudado, Yas! Fico à disposição para te ajudar em quaisquer dúvidas em relação ao DER.

Abração!