1
resposta

projeto final curso de estatística parte 2

Questão 4 : Para o maior nível de confiança viável (dentro do orçamento disponível), obtenha um intervalo de confiança para a média da população.

A maneira que foi resolvida, com um índice de confiança de 95% eu discordo pois a pergunta fala para buscar um intervalo dentro do orçamento, ou seja, entendo que seria para o orçamento de R$ 150.000,00 e o valor da pesquisa unitária de R$ 100,00 resultando em um n de 1500 amostras e consequentemente um nivel de confiança de 98,5 %. com isso calcularia a média e o desvio padrão com um novo dataset amostral para 1500. Meu intervalo de confiança resultaria em (1822.06, 2201.12).

Meu raciocínio procede?

1 resposta

Olá Eduardo, tudo bem ? Espero que sim.

Desculpa pela demora no retorno.

Entendi o seu raciocínio e concordo que pode ser uma interpretação desse exercício. O instrutor escolheu seguir uma ideia de continuidade dos itens, então dentro das analises do item anterior, qual dela está dentro do orçamento, 90%, 95% ou 99%.

Isso fica mais evidente no item seguinte onde fica claro que é necessário recalcular para o orçamento total:

"Assumindo o nível de confiança escolhido no item anterior, qual margem de erro pode ser considerada utilizando todo o recurso disponibilizado pelo cliente?"

Já no item 4 é dito apenas que deve estar dentro do orçamento e não que deve ser usado todo o orçamento, deixando assim aberto a interpretação.

Mas o importante é que dentro da interpretação você consiga aplicar o que aprendeu para responder e eu julgo que você alcançou isso.

Bons Estudos, abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software