2
respostas

Projeto Figma x Projeto apresentado nas aulas!

Olá pessoal. Espero que estejam todos bem.

Não sei vocês, mas a impressão que tenho é que o projeto que a instrutora faz nas aulas não bate com as especificações no FIGMA. No projeto os espaçamentos e posicionamentos dos elementos estão divergentes.

É possivel observar isso na imagem a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade De cara já da pra ver a diferença no tamanho e espaçamento da imagem onde aparecem os instrutores. No Figma a imagem não ocupa 100% do espaço. Podemos observar isso tanto pelo espaçamento preto após a imagem, quanto pelo alinhamento das imagens que vem logo abaixo.

Também podemos ver a diferença na imagem onde temos o "Alura + Alura Linguas - COMBO", no FIGMA é fácil observar que essa imagem passa pelo rosto do primeiro instrutor da imagem de fundo, assim como os botões. Segue imagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora comparem com o produzido pela instrutora:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nas aulas a instrutora fala diversas vezes que o tamanho dos elementos e as medidas de espaçamento são feitas pelo "feeling" e no "olhometro" (tipo uma comparação visual do que vemos no FIGMA e no que estamos criando) mas não foi isso que o Gui e a Rafa ensinaram nos primeiros módulos da formação. Acredito que o FIGMA entrega um modelo que é para ser seguido a risca (me corrija se estiver enganado), e não para "acho que ficou parecido, tá bom então"

Em resumo, acho que para o módulo fazer jus ao nome "PRATICANDO HTML/CSS" deveria seguir os padrões e conceitos ensinados anteriormente na mesma formação. A princípio mais confundiu do que ajudou.

Abraços!!

2 respostas

Olá, Danilo! Espero que esteja tudo bem com você também.

Entendo a sua preocupação em relação às diferenças entre o projeto apresentado nas aulas e as especificações do Figma. A fidelidade ao design original é um aspecto importante no desenvolvimento front-end, e é natural esperar que o que é ensinado nas aulas se alinhe com as práticas e padrões da indústria.

Analisando as imagens que você compartilhou, realmente é possível perceber algumas discrepâncias entre o layout do Figma e o projeto desenvolvido pela instrutora, como o espaçamento e o tamanho dos elementos. No mundo real do desenvolvimento web, é comum que os desenvolvedores usem as especificações do Figma (ou de outras ferramentas de design) como um guia preciso para construir as interfaces, garantindo que o produto final esteja alinhado com o que foi projetado pelo time de design.

Entretanto, a abordagem de "feeling" e "olhômetro" pode ser útil em situações onde se busca agilidade ou quando se está aprendendo e ainda não se tem total domínio das ferramentas de inspeção e medidas exatas. E essa é a intenção principal desse curso, mostrar uma forma um pouco diferente de desenvolvimento, trazendo um pouco mais de agilidade.

Espero ter esclarecido esse ponto e bons estudos!

Oi Armando, obrigado pelo esclarecimento.

Acredito que seja interessante esclarecer aos estudantes essa informação.

Como os instrutores usam o modelo do FIGMA, eu como aluno, ainda sem muita prática, comparo com o modelo para verificar se estou fazendo tudo certinho. Aí quando percebo essas diferenças, acho que estou fazendo algo errado.

De qualquer forma, agradeço mais uma vez.

Abraço!