Uma marca que trabalha muito bem o marketing de experiência e que eu gosto muito é a Red Bull. Alguns exemplos que a marca faz para encantar seus clientes e trabalhar esse lado da experiência são:
- Eventos de esportes radicais (a marca patrocina vários eventos e competições onde trabalha a emoção de adrenalina e sentido aventureiro dos participantes e espectadores). Aqui a marca também está a trabalhar uma estratégia sensorial visual através desses eventos que são sempre em lugares impressionantes e com vistas muito bonitas. Nestes eventos e produções dos videos para a publicidade da marca a música também tem um papel importante onde têm generos variados com a ligação ao espirito aventureiro (como hip-hop, eletrônico e rock)
- Embora a bebida Red Bull não tenha um cheiro especifico, a marca trabalha o olfato através do eventos desportivos e festivas de musica que patrocina, muitas vezes está associada a cheiros de gás e fumaça que são muito comuns nesses espaços.
Em relação ao produto da empresa onde eu trabalhava pensei no seguinte: Produto: série de televisão "Cuba Libre", baseada em factos verídicos que conta a história de uma mulher, Annie Silva Pais, com um enorme espirito rebelde e grande beleza e sensualidade. Em 1965, aos 30 anos, casada com um diplomata suíço e a viver em Havana, abandona o marido e a família para se entregar à revolução cubana, secretamente apaixonada por Che Guevara.
Para esta série eu trabalha o marketing sensorial através:
- visual - promovemos a série com cartazes na rua que ilustram ao máximo a ideia principal da série e produzimos um mini documentário sobre o que acontece dos bastidores e desafios ("behind the scenes") da produção da série.
- audição: compramos alguns direitos musicais de músicas típicas daquela época e recriamos a música principal da série com cantores e músicos cubanos que aparece no genérico e ao longo dos episódios. Uma ideia adicional serie ter uma playlist no spotify e no site da série com as músicas principais da série
- paladar: no evento de estreia da série podíamos ter usado a bebida característica "Cuba Libre" que é retratada várias vezes na série como oferta para os convidados.