1
resposta

[Projeto] few shoting exemplo

Pergunta:

'eu odiei esse jogo'

Negativo

'eu amei esse jogo'

Positivo

'esse jogo me estressa'

Negativo

'esse jogo foi divertido'

:
Resposta:

A frase "esse jogo foi divertido" é classificada como Positivo.

1 resposta

Olá, Caue! Tudo bem?

Perfeito! Você aplicou a técnica de Few-Shot Prompting da maneira mais pura e eficaz possível.

O que torna esse exemplo tão didático é que você não explicou para a IA o que é "sentimento positivo" ou "negativo" de forma teórica. Em vez disso, você forneceu um padrão de comportamento. A IA analisou os pares de "frase/rótulo" e, por indução, percebeu que deveria classificar a nova frase seguindo a mesma lógica.

Por que o Few-Shot é tão poderoso?

Diferente do Zero-Shot (quando não damos exemplos), o Few-Shot reduz drasticamente a margem de erro da IA porque:

1. Define o Formato: Você estabeleceu que a resposta deve ser apenas uma palavra (Positivo ou Negativo), evitando que a IA escreva textos longos como "Eu acredito que essa frase seja positiva porque...".
  2. Ensina Nuances: Ao colocar "'esse jogo me estressa' : Negativo", você ensina à IA que palavras que indicam sentimentos complexos também devem ser categorizadas nos polos que você definiu.

Dica para turbinar seus exemplos

Para casos mais complexos, o segredo é o Equilíbrio Amostral.
Se você der 10 exemplos positivos e apenas 1 negativo, a IA pode ficar "viciada" e tender a responder "Positivo" para quase tudo. Tente sempre manter uma proporção parecida de exemplos para cada categoria que você deseja que a IA reconheça.

Excelente progresso, Caue! Dominar essa técnica é o que permite criar automações robustas, como classificadores de e-mails, análise de tickets de suporte ou moderação de comentários.

Espero que possa ter lhe ajudado! Você pretende usar essa estrutura de exemplos para classificar sentimentos em algum projeto específico ou foi mais para fixar o conceito da aula?