Avaliação e Reformulação dos Feedbacks
- "Durante a reunião de planejamento ontem, quando você apresentou a nova estrutura de dados para o projeto de otimização do banco, observei que sua abordagem detalhada e a profundidade da análise proporcionaram uma clareza incrível. Isso nos ajudou a compreender as possíveis melhorias de desempenho, gerando entusiasmo em toda a equipe para a próxima fase do projeto." • Formato: Adequado. É específico (Situação: reunião de planejamento, apresentação da estrutura de dados), focado no Comportamento (abordagem detalhada, profundidade da análise) e claro no Impacto (clareza, compreensão das melhorias, entusiasmo da equipe). Também é imediato e focado nas ações.
- "Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança, você tem uma habilidade técnica notável. No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada, o que pode dificultar a manutenção futura. Eu sei que com a sua capacidade, melhorar a documentação será fácil, e isso tornará seu trabalho ainda mais valioso para a equipe." • Formato: Adequado, mas com pequenas oportunidades de melhoria na parte construtiva para ser mais orientado à ação. É específico no reconhecimento e na área de melhoria. • Reformulação (sugestão): "Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança (Situação), sua habilidade técnica é notável (Comportamento positivo). No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada (Comportamento a melhorar), o que pode dificultar a manutenção futura e o entendimento da equipe (Impacto). Gostaria de discutir como podemos garantir que a documentação seja tão robusta quanto seus algoritmos, talvez implementando um checklist ou um modelo para esse processo. Isso tornará seu trabalho ainda mais valioso e sustentável para a equipe."
- "Acho que seria benéfico parar de adiar a revisão do código até o último momento, continuar com suas sessões de brainstorming que têm gerado ideias inovadoras e começar a documentar essas ideias imediatamente após as reuniões." • Formato: Inadequado. É um feedback genérico, com múltiplas mensagens e sem situação ou impacto claros, soa como uma lista de tarefas. A linguagem é vaga ("acho que seria benéfico", "parar de adiar"). • Reformulação: "No último sprint, percebi que a revisão do código foi feita no limite do prazo (Situação/Comportamento), o que gerou pressão desnecessária na equipe de QA (Impacto). Além disso, suas sessões de brainstorming têm gerado ideias inovadoras (Comportamento positivo), mas tenho notado que a documentação dessas ideias não tem sido imediata após as reuniões (Comportamento a melhorar), o que pode levar à perda de insights valiosos para o projeto (Impacto). Sugiro que definamos um tempo específico para a revisão do código antes do prazo final e que, logo após as reuniões, as ideias do brainstorming sejam registradas para que não se percam."
- "Você está fazendo um bom trabalho." • Formato: Inadequado. Excessivamente genérico, não oferece clareza sobre o que especificamente está sendo feito bem, nem o impacto. • Reformulação: "No projeto X, a forma como você gerenciou a comunicação com os stakeholders (Comportamento) foi fundamental para manter todos alinhados (Impacto). Isso contribuiu muito para o sucesso da fase inicial."
- "No sprint da última semana, notei que as tarefas designadas para você foram concluídas além do prazo. Isso causou um atraso no início do nosso processo de QA (Quality Assurance - Garantia de Qualidade), impactando a programação do projeto. Discutir maneiras de melhorar a gestão do tempo pode ajudar a evitar esses atrasos no futuro." • Formato: Adequado. É específico (Situação: sprint da última semana), focado em Comportamento (tarefas concluídas além do prazo) e claro em Impacto (atraso no QA, impacto na programação do projeto). Oferece uma sugestão construtiva.
- "Quando você assumiu a liderança na resolução do incidente de segurança do banco de dados, sua capacidade de agir rapidamente e comunicar eficazmente com a equipe evitou uma potencial perda de dados significativa. Isso reforçou a confiança dos nossos clientes na segurança do nosso banco." • Formato: Adequado. É específico (Situação: resolução do incidente de segurança do banco de dados), focado no Comportamento (agir rapidamente, comunicar eficazmente) e claro no Impacto (evitou perda de dados, reforçou confiança dos clientes). Excelente exemplo de feedback positivo.