Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] FEEDBACK

Avaliação e Reformulação dos Feedbacks

1. "Durante a reunião de planejamento ontem, quando você apresentou a nova estrutura de dados para o projeto de otimização do banco, observei que sua abordagem detalhada e a profundidade da análise proporcionaram uma clareza incrível. Isso nos ajudou a compreender as possíveis melhorias de desempenho, gerando entusiasmo em toda a equipe para a próxima fase do projeto." • Formato: Adequado. É específico (Situação: reunião de planejamento, apresentação da estrutura de dados), focado no Comportamento (abordagem detalhada, profundidade da análise) e claro no Impacto (clareza, compreensão das melhorias, entusiasmo da equipe). Também é imediato e focado nas ações.
  2. "Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança, você tem uma habilidade técnica notável. No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada, o que pode dificultar a manutenção futura. Eu sei que com a sua capacidade, melhorar a documentação será fácil, e isso tornará seu trabalho ainda mais valioso para a equipe." • Formato: Adequado, mas com pequenas oportunidades de melhoria na parte construtiva para ser mais orientado à ação. É específico no reconhecimento e na área de melhoria. • Reformulação (sugestão): "Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança (Situação), sua habilidade técnica é notável (Comportamento positivo). No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada (Comportamento a melhorar), o que pode dificultar a manutenção futura e o entendimento da equipe (Impacto). Gostaria de discutir como podemos garantir que a documentação seja tão robusta quanto seus algoritmos, talvez implementando um checklist ou um modelo para esse processo. Isso tornará seu trabalho ainda mais valioso e sustentável para a equipe."
  3. "Acho que seria benéfico parar de adiar a revisão do código até o último momento, continuar com suas sessões de brainstorming que têm gerado ideias inovadoras e começar a documentar essas ideias imediatamente após as reuniões." • Formato: Inadequado. É um feedback genérico, com múltiplas mensagens e sem situação ou impacto claros, soa como uma lista de tarefas. A linguagem é vaga ("acho que seria benéfico", "parar de adiar"). • Reformulação: "No último sprint, percebi que a revisão do código foi feita no limite do prazo (Situação/Comportamento), o que gerou pressão desnecessária na equipe de QA (Impacto). Além disso, suas sessões de brainstorming têm gerado ideias inovadoras (Comportamento positivo), mas tenho notado que a documentação dessas ideias não tem sido imediata após as reuniões (Comportamento a melhorar), o que pode levar à perda de insights valiosos para o projeto (Impacto). Sugiro que definamos um tempo específico para a revisão do código antes do prazo final e que, logo após as reuniões, as ideias do brainstorming sejam registradas para que não se percam."
  4. "Você está fazendo um bom trabalho." • Formato: Inadequado. Excessivamente genérico, não oferece clareza sobre o que especificamente está sendo feito bem, nem o impacto. • Reformulação: "No projeto X, a forma como você gerenciou a comunicação com os stakeholders (Comportamento) foi fundamental para manter todos alinhados (Impacto). Isso contribuiu muito para o sucesso da fase inicial."
  5. "No sprint da última semana, notei que as tarefas designadas para você foram concluídas além do prazo. Isso causou um atraso no início do nosso processo de QA (Quality Assurance - Garantia de Qualidade), impactando a programação do projeto. Discutir maneiras de melhorar a gestão do tempo pode ajudar a evitar esses atrasos no futuro." • Formato: Adequado. É específico (Situação: sprint da última semana), focado em Comportamento (tarefas concluídas além do prazo) e claro em Impacto (atraso no QA, impacto na programação do projeto). Oferece uma sugestão construtiva.
  6. "Quando você assumiu a liderança na resolução do incidente de segurança do banco de dados, sua capacidade de agir rapidamente e comunicar eficazmente com a equipe evitou uma potencial perda de dados significativa. Isso reforçou a confiança dos nossos clientes na segurança do nosso banco." • Formato: Adequado. É específico (Situação: resolução do incidente de segurança do banco de dados), focado no Comportamento (agir rapidamente, comunicar eficazmente) e claro no Impacto (evitou perda de dados, reforçou confiança dos clientes). Excelente exemplo de feedback positivo.
1 resposta
solução!

Oi, Glenda!

Gostei muito de como você destacou o que torna um feedback eficaz: a especificidade na situação, foco no comportamento e clareza no impacto. Suas sugestões de reformulação mostram como pequenas mudanças no tom e na estrutura podem transformar uma mensagem genérica em algo construtivo e orientado à ação.

Essa prática é essencial para garantir que o feedback seja bem recebido e realmente contribua para o desenvolvimento, além de fortalecer a comunicação dentro das equipes.

Se fizer sentido pra você, pode marcar como solução!