1
resposta

[Projeto] Favor verificar se está OK o meu entendimento sobre o Design Thinking

Processo de Reestruturação da Banca do Alfaiate Por Regina Macedo

O projeto a seguir descreve a utilização da metodologia do Design Thinking para ajudar a reestruturar a Banca do Alfaiate, mostrada no curso de Design Thinking: Viabilizando soluções da Alura Cursos Online.

Descrição do projeto

A Banca do Alfaiate era uma banca, tipo lojinha, que foi inaugurada em 1995 na própria garagem da minha casa. A denominação Alfaiate, deve-se ao fato de que meu pai era alfaiate e trabalhava em uma sala no local. Ela oferecia vários produtos tipo presentes, brinquedos, doces e sorvetes, além de jornais e revistas. Como trabalhar com determinados produtos, tipo doces e sorvetes, é um pouco delicado, após 2 anos, resolvemos colocar uma bancada de revistas e livros usados, a título de teste.

Objetivos e metas Conforme sondei vários sebos e vimos que a coisa era bem aceita, resolvemos partir para as devidas modificações. A estratégia

A estratégia Passamos a fazer muitas modificações, vendemos a banca e como meu pai parou de trabalhar, meu marido montou prateleiras no local, tanto na sala em que ele trabalhava, quanto na garagem. Foi normalizada a parte de licença de funcionamento e aí, demos início a um sebo, o Sebo do Alfaiate, o que está funcionando até hoje .

Evolução Iniciamos com livros e revistas e em seguida fomos adicionando disco de vinil, DVS, CDS, e algumas outras coisinhas mais. Com o passar dpo tempo, a coisa foi melhorando cada vez mais e aí o que vai pintando vamos colocando. Hoje vendemos vários livros de várias categorias, Lps também e investimos mais em LPs de rock e aí vamos observando o tipo de coisa que os clientes vão procurando . Como o nome da Banco era Banca do alfaiate por conta do que o meu pai oferecia, após ele encerrar suas atividades permanecemos com o nome Sebo do Alfaiate e aí pessoas que às vezes vem atrás de um alfaiate, acabam se tornando nossos fregueses.

Considerações finais Eu não tinha conhecimento algum sobre o Design Thinking, mas pelo que aprendi, fizemos , resumidamente, as devidas etapas deste.

1 resposta

Ei, Regina! Tudo bem?

Que incrível a história do Sebo do Alfaiate! Você aplicou, mesmo sem conhecer na época, vários princípios do Design Thinking de forma intuitiva: identificou necessidades dos clientes, testou mudanças (como a transição para livros usados) e foi iterando com o tempo, ajustando o acervo conforme a demanda.

O legal é como vocês mantiveram a identidade do nome, mesmo mudando o negócio, criando uma conexão emocional com os clientes. Isso tem tudo a ver com a fase de "empatia" do DT, onde a história e as necessidades das pessoas guiam as soluções.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!