Processo de Reestruturação da Banca do Alfaiate Por Regina Macedo
O projeto a seguir descreve a utilização da metodologia do Design Thinking para ajudar a reestruturar a Banca do Alfaiate, mostrada no curso de Design Thinking: Viabilizando soluções da Alura Cursos Online.
Descrição do projeto
A Banca do Alfaiate era uma banca, tipo lojinha, que foi inaugurada em 1995 na própria garagem da minha casa. A denominação Alfaiate, deve-se ao fato de que meu pai era alfaiate e trabalhava em uma sala no local. Ela oferecia vários produtos tipo presentes, brinquedos, doces e sorvetes, além de jornais e revistas. Como trabalhar com determinados produtos, tipo doces e sorvetes, é um pouco delicado, após 2 anos, resolvemos colocar uma bancada de revistas e livros usados, a título de teste.
Objetivos e metas Conforme sondei vários sebos e vimos que a coisa era bem aceita, resolvemos partir para as devidas modificações. A estratégia
A estratégia Passamos a fazer muitas modificações, vendemos a banca e como meu pai parou de trabalhar, meu marido montou prateleiras no local, tanto na sala em que ele trabalhava, quanto na garagem. Foi normalizada a parte de licença de funcionamento e aí, demos início a um sebo, o Sebo do Alfaiate, o que está funcionando até hoje .
Evolução Iniciamos com livros e revistas e em seguida fomos adicionando disco de vinil, DVS, CDS, e algumas outras coisinhas mais. Com o passar dpo tempo, a coisa foi melhorando cada vez mais e aí o que vai pintando vamos colocando. Hoje vendemos vários livros de várias categorias, Lps também e investimos mais em LPs de rock e aí vamos observando o tipo de coisa que os clientes vão procurando . Como o nome da Banco era Banca do alfaiate por conta do que o meu pai oferecia, após ele encerrar suas atividades permanecemos com o nome Sebo do Alfaiate e aí pessoas que às vezes vem atrás de um alfaiate, acabam se tornando nossos fregueses.
Considerações finais Eu não tinha conhecimento algum sobre o Design Thinking, mas pelo que aprendi, fizemos , resumidamente, as devidas etapas deste.