1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: Uma palavra sagrada

Minha palavra sagrada seria: “Não sigo padrões. Eu crio referências.”

Escolhi essa frase porque ela representa autenticidade, criatividade e personalidade, características que considero importantes na construção da minha marca pessoal. Acredito que cada pessoa possui uma essência única, e que o mais importante não é copiar os outros, mas transformar nossas experiências, emoções e identidade em algo marcante e verdadeiro.

Essa frase também se conecta com a ideia de expressão pessoal e liberdade de ser quem somos, criando identificação com pessoas que valorizam originalidade e autenticidade.

1 resposta

Olá, Vitoria. Como vai?

Parabéns pelo excelente exercício de posicionamento! Que escolha poderosa e cheia de atitude para a sua "palavra sagrada" (que no universo de marcas também conhecemos como tagline ou manifesto pessoal).

A frase “Não sigo padrões. Eu crio referências.” é excepcional porque ela inverte a lógica comum do mercado. Enquanto a maioria das pessoas tenta se encaixar em fôrmas prontas para serem aceitas, o seu posicionamento foca em diferenciação. No ecossistema de Personal Branding, a pior coisa que pode acontecer para uma marca é ela ser invisível ou idêntica a todas as outras. Ao assumir a busca pela originalidade, você se posiciona não como uma seguidora de tendências, mas como uma ditadora delas.

A sua justificativa traz o coração do que o autor Jeff Bezos resume sobre marca pessoal: "Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala". Quando você baseia sua marca em transformar suas experiências e emoções em algo verdadeiro, você constrói um posicionamento sustentável a longo prazo, porque ser você mesma é a única coisa que ninguém consegue copiar.

Como você está estudando a gestão estratégica da sua marca e focando em criar referências, quero te apresentar um conceito de mercado crucial para dar tração a essa sua frase: O Triângulo da Consistência de Marca.

Para que a sua frase forte se transforme em reputação real, essas três pontas precisam estar perfeitamente alinhadas no seu dia a dia profissional:

• O Discurso (O que você diz): É a sua frase sagrada, a sua promessa de autenticidade e criatividade.
  • A Identidade (Como você se apresenta): O visual do seu portfólio, o tom de voz dos seus textos no LinkedIn, a estética dos seus projetos. Tudo precisa respirar essa quebra de padrões.
  • A Entrega (O que você faz): É o ponto mais crítico. Quando te entregarem um problema padrão na sua área, a sua solução não pode ser óbvia. A sua entrega técnica precisa fazer as pessoas olharem e pensarem: "Uau, eu nunca teria pensado por esse ângulo".

Quando o seu discurso de "criar referências" bate com uma entrega que de fato cria novos caminhos, a sua marca pessoal se torna magnética e magnifica o seu valor de mercado.

Vitoria, parabéns pela coragem, pela clareza de propósito e pela excelente contribuição no fórum. Continue usando essa autenticidade como a sua bússola de carreira!

Espero que possa ter lhe ajudado!