A visão de futuro que venho construindo é atuar de forma mais clara e consistente em Governança & Performance, conectando indicadores, dados, operação, decisão executiva e impacto real.
Para experimentar esse futuro, acredito que não preciso esperar uma mudança formal de cargo ou cenário ideal. Posso começar prototipando pequenas práticas no meu dia a dia.
Uma ideia que posso testar é transformar análises em modelos mais estruturados, separando fato, causa provável, ação e impacto esperado. Outra possibilidade é criar templates de apresentação executiva mais objetivos, com foco na decisão que precisa ser tomada, e não apenas na exposição de dados.
Também posso testar o uso de IA como apoio para organizar hipóteses, revisar narrativas, preparar perguntas para reuniões e transformar conteúdos estudados em aplicações práticas. Tudo isso em pequena escala, observando o que funciona, o que precisa ser ajustado e o que pode ser repetido.
O que eu não posso deixar de fazer é continuar transformando aprendizado em prática. Não basta estudar inovação, IA, Teoria U ou governança apenas como conceitos. Preciso testar, errar, ajustar e aprender com situações reais.
Para mim, prototipar esse futuro significa agir com mais intenção agora, mesmo que em pequenos passos. É construir evidências concretas da pessoa e do profissional que quero me tornar e isso tem sido um desafio, pois está esbarrando fortemente na cultura da empresa.