Sobre o desafio apresentado: Gatito, uma empresa jovem de 1 ano tem enfrentado problemas em se manter com o baixo fluxo de clientes nos últimos 3 meses, como podemos solucionar o problema?
Dentro das metodologias apresentadas o Design Thinking é a melhor opção, por ser um método que propõe investigar a fundo a situação partindo da exploração que busca entender as raízes do problema.
1º passo: Imersão Observação: Antes de qualquer ação eu escolheria observar a situação atual da empresa, sem interferir. Primeiro direcionaria minha atenção para o ambiente interno, me questionando sobre: Como funciona os atendimentos? Qual é a estrutura da empresa? Como os clientes se comportam do momento de entrada até a saída da loja? Quais produtos e serviços são oferecidos? Qual a localização do estabelecimento? Quais são os canais de comunicação com os clientes? Aconteceu algum evento nos últimos 3 meses que possa estar relacionado a queda do número de vendas? Como é a estrutura da loja e quais os percursos dos clientes dentro da loja?
Empatia: Nesta etapa eu me colocaria como cliente, tentando enxergar o estabelecimento com os olhos de um consumidor, ela seria capaz de atender minhas necessidades? Ela é acessível e prática dentro da minha rotina? O que me faria optar por ela na hora de escolher um pet shop?
Após observar esses pontos internamente seria necessário organizar e entender como a empresa se classifica, no caso uma loja do segmento de pet shop, banho e tosa, de bairro, com dois andares e pouco tempo de mercado. Então com isso em mente tornaria a observação para outras empresas semelhantes, algumas com mais tempo de mercado, buscando entender e comparar com a situação da Gatito. Nesta situação eu também me colocaria como cliente, novamente afastando a visão interna e me colocando como consumidor, para isso também é necessário entender quem são de fato os clientes, o que eles consomem, com que frequência buscam esses produtos e serviços.
Estenderia a imersão também para o meio digital, procurando lojas online, checando possíveis avaliações e analisando o perfil digital da Gatito.
Após a exploração iniciaria a etapa de definição
2º Análise e Síntese Com esses dados em mãos então eu dedicaria um determinado tempo na triagem, categorizando as descobertas** identificando todos os problemas** para conseguir organiza-los em suas diferentes escalas. Para isto utilizaria ferramentas que possibilitam externalizar esses dados de forma visual como o ''Google Jam'' por exemplo. Com os dados organizados levaria as descobertas para o meu time para que juntos possamos entender as prioridades para solucionar um problema por vez.
3º Estruturando problemas Após definirmos um problema para solucionar de acordo com sua prioridade e viabilidade de execução, buscaríamos direcionar o problema, uma forma de fazer isso é utilizando o método da Árvore de problemas, definindo um problema central (tronco) suas consequências (copa) e suas causas (raízes) junto a isso também é possível utilizar os cinco porquês que é um ciclo de indagações a respeito do problema central, com o objetivo de extrair sua origem, com isso será possível dimensionar a fundo o problema e traçar um método para soluciona-lo de forma mais assertiva.