Resolução: Na resolução eu classifiquei os vendedores pelo valor das vendas em ordem decrescente (na Tabela dinâmica a classificação fica o inverso).

Resolução: Na resolução eu classifiquei os vendedores pelo valor das vendas em ordem decrescente (na Tabela dinâmica a classificação fica o inverso).

Olá, Neusa. Como vai?
Parabéns pela realização da atividade e por compartilhar a sua estratégia aqui no fórum! Esse comportamento que você observou é um excelente ponto de atenção e mostra que você está analisando criticamente as ferramentas.
Você tem toda razão em notar essa inversão! No Excel, existe uma particularidade clássica na comunicação entre tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos de barras horizontais (aquele em que as barras crescem da esquerda para a direita).
Quando classificamos a tabela dinâmica de forma decrescente (do maior valor para o menor), o Excel lê a tabela de cima para baixo. Como o gráfico de barras plota o primeiro item da tabela na base (perto do eixo horizontal) e vai subindo, o maior valor acaba ficando embaixo e o menor no topo.
Para o seu ranking ficar perfeito visualmente no gráfico de barras, a boa prática no Excel é justamente fazer o oposto:
O seu raciocínio está corretíssimo e essa percepção de que a tabela ficou o inverso do gráfico é o que diferencia quem apenas clica em botões de quem realmente entende a lógica dos dados e do visual da planilha.
Continue com esse excelente olhar analítico nos próximos módulos do curso!
Espero que possa ter lhe ajudado!
Olá Evandro! Como vai?
Obrigada pelo retorno! Fiquei muito feliz com sua explicação. Não conhecia essa opção de manter a classificação da TD em ordem decrescente e inverter o eixo usando Categoria em ordem inversa. Mais um conhecimento adquirido.
Já coloquei em prática