1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: ranking de vendedores

Modifiquei o ranking para mostrar as vendas do maior para o menor, ficando um ranking. Engraçado que pra isso acontecer, preciso ordenar a dinâmica ao contrário do que quero exibir no gráfico..

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Washington!

Meus parabéns por finalizar essa etapa do projeto. É fantástico ver como você explorou as tabelas e gráficos dinâmicos para criar esse dashboard, demonstrando um domínio bom sobre as particularidades de ordenação do Excel.

Sua observação sobre a ordenação "invertida" é muito perspicaz e toca em um ponto técnico que confunde muita gente no início. No Excel, os gráficos de barras horizontais começam a plotagem do eixo vertical de baixo para cima (da base para o topo). Por isso, para que o maior vendedor apareça no topo do gráfico, ele realmente precisa estar na "última" posição da sua tabela dinâmica de suporte. Esse tipo de percepção demonstra que você está atento aos detalhes de funcionamento da ferramenta.

Conseguiu perceber como essa pequena "curiosidade" da ordenação invertida acaba se tornando um hábito natural conforme você constrói mais relatórios dinâmicos?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!