1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz, Protótipos

Após definir o problema e encontrar possíveis soluções chegou a hora de validar nosso projeto e para isso se faz necessário o processo de testagem uma forma de fazer isso de modo prático e econômico é com a utilização de um ou mais protótipos. Na situação eu escolheria inicialmente a prototipagem por meio de rascunhos podendo ser em papel ou digitalmente, o que for mais fácil e acessível, pois além de ser uma opção barata dá mais liberdade para a exploração de ideias, após a produção dos primeiros esboços apresentaria para os funcionários para coletar alguns feedbacks, perguntaria de forma objetiva e clara sobre questões importantes relacionado a resolução dos problemas apresentados como o fluxo dentro da loja, reorganização dos itens, acessibilidade e visibilidade da fachada.

Após o feedback dos funcionários selecionaria então o melhor esboço e faria uma versão digital com possíveis ajustes, nisso procuraria uma pessoa profissional da área, no caso da arquitetura ou engenharia para a elaboração de um projeto detalhado com base no esboço e também verificar a viabilidade de execução do projeto. Com o projeto em mãos revisaria novamente para ter certeza de que todas as demandas foram atendidas, no caso de ter mais de uma versão apresentaria aos funcionários para juntos chegarmos em um consenso.

Sobre a fachada da loja, por ser algo estético acho importante ir de encontro com a identidade visual da marca, mas também criar uma conexão com os clientes que frequentam o local, por isso acho válido convida-los para fazer parte desse processo, para isso selecionaria algumas versões e criaria uma pequena pesquisa objetiva e clara para descobrir a escolha preferida pelos clientes, essa pesquisa ocorreria tanto no final da compra física (no caixa) quanto de forma digital na página da loja, de modo a ocupar pouco tempo do cliente, no caso da votação virtual aproveitaríamos para apresentar para os clientes um canal de comunicação digital da Gatito. Os clientes participantes da votação ganhariam uma recompensa, um chaveiro que serve também como brinquedinho de pet exclusivo da Gatito.

1 resposta

Olá, Vitor! Como está?

Muito bem!! Você demonstra ter uma boa compreensão do processo de prototipação e validação de projetos. Você mencionou várias etapas importantes, como a criação de rascunhos, coleta de feedback, ajustes e validação final. Além disso, você também destacou a importância de envolver usuários finais no processo, o que é um aspecto crucial do Design Thinking. Parabéns!!!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui, ok?

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software