Resolução do exercício proposto
=PROCX(MÁXIMO(D3:D10);D3:D10;B3:B10;;0)
Resolução do exercício proposto
=PROCX(MÁXIMO(D3:D10);D3:D10;B3:B10;;0)
Olá, Edson! Tudo bem?
Sua resolução para encontrar o produto mais caro da lista está excelente e demonstra um ótimo domínio da combinação entre funções de busca e estatísticas.
Aqui estão os pontos principais da sua solução:
MÁXIMO e PROCXAo aninhar =MÁXIMO(D3:D10) como o valor de pesquisa do PROCX, você criou uma fórmula dinâmica.
PROCX faz a varredura para retornar o nome correspondente na coluna B.;0 ao final, garantindo uma correspondência exata. Pelo seu print, notei que você também resolveu com sucesso outras buscas aproximadas:
Para tornar seu relatório ainda mais robusto, você poderia adicionar um tratamento para o caso de não encontrar o valor (embora com MÁXIMO isso seja difícil de ocorrer):=PROCX(MÁXIMO(D3:D10);D3:D10;B3:B10;"Produto não encontrado";0)
Isso garante que a célula nunca exiba um erro #N/D caso a lista sofra alguma alteração drástica.
Parabéns pelo empenho e pela precisão técnica! Você sentiu que o PROCX facilitou a busca em relação ao antigo PROCV, já que você não precisou se preocupar com a ordem das colunas (preço à direita do produto)?