Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: observação e registro

A tarefa de UX sugeriu que observássemos alguma página ou aplicativo que utilizamos com olhar crítico e, caso um problema fosse encontrado, como poderíamos solucioná-lo.

Problema
Entrei no fórum pela primeira vez e o botão de acesso estava acessível e não tive problemas. Observando as postagens dos meus colegas, percebi que havia um padrão de copiar o título da atividade para responder. Em seguida voltei para a aba da atividade e quando fui selecionar o título me deparei com uma inconsistência.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aparece algum aviso, que imagino que seja uma sugestão utilizando a Luri, porém me senti confusa por não conseguir visualizar o que é. Conferi na parte direita da página as barras de rolagem para ver se eu poderia resolver apenas subindo mais a página, porém não resolveu, o que me gerou uma nova frustração.

Ao testar selecionar outro texto, localizado mais abaixo, pude observar que o aviso da Luri sempre se posiciona acima do texto selecionado, sem exceção.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Solução
Sugiro que o aviso da Luri seja editado para reconhecer quando não há espaço na parte superior da página e que fique posicionado abaixo do texto selecionado, possibilitando assim a visualização e compreensão da mensagem.

Considerações finais
Fiquei em dúvida se era esse tipo de olhar crítico e observação que eu deveria fazer nessa atividade mas vi como uma boa oportunidade de relatar um bug.

1 resposta

Esperta! Adorei como você relatou um problema com elegância e associando ao conteúdo do curso!!

Para a resolução, caso o bug ainda esteja te afetando, recomendo que você tente entrar em contato diretamente com o pessoal da equipe da Alura através dos contatos disponibilizados no seu perfil. Ou, caso prefira, eles respondem rápido no Instagram; se você explicar o problema para eles, te redirecionarão para o contato específico que você precisa.