1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: o valor das palavras

Para este exercício de microcopy, observei o app do YouTube. A barra denavegação é bastante autoexplicativa e direcionada, com ícones como "Início" (para acessar a home) "Shorts" (para assistir aos vídeos verticais), "+" (para publicar algo diretamente do aplicativo), "Inscrições" (onde o usuário pode acessar vídeos novos de quem é inscrito) e "Você" (aqui, histórico, playlists, vídeos curtidos e mais são apresentados juntos em um só lugar). E além disso, você pode gerenciar as suas contas, caso tenha mais de uma, acessar configurações, buscar e acessar notificações.

Eu destaco o microcopy e a escolha de usar no menu de navegação a opção "Você", ao invés de algo mais distante como "Configurações". Acho que foi uma alternativa bem autoexplicativa, que aproxima o usuário da plataforma de maneira orgânica e nada forçada.

1 resposta

Olá, Fernanda.

Meus parabéns por essa análise sobre o valor das palavras. É excelente ver como você aplicou o conceito de microcopy para observar um produto tão presente no nosso dia a dia como o YouTube.

A sua percepção sobre a mudança do termo de navegação para "Você" toca em um ponto fundamental do UX Writing: a humanização da interface. Ao substituir termos genéricos ou técnicos como "Perfil", "Biblioteca" ou "Configurações" por um pronome pessoal, a plataforma cria um senso de pertencimento e reduz a carga cognitiva, pois o usuário entende imediatamente que tudo o que pertence à sua jornada pessoal está concentrado ali.

Para enriquecer sua jornada no design de conteúdo, vale observar que o microcopy também é fundamental nos estados de erro ou confirmações. Por exemplo, um botão que diz "Entendi" em vez de apenas "OK" pode mudar drasticamente a percepção de suporte da plataforma. Você pode explorar mais sobre essas sutilezas no artigo sobre UX Writing: dicas de como melhorar a experiência do usuário através da escrita.

Fernanda, você já encontrou algum aplicativo onde o texto de um botão era tão vago que você sentiu receio de clicar e acabar fazendo algo indesejado?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!