Resolução mais dúvida: Percebo que a sequência de argumentos me parece trocado, é devido alguma atualização do excel ou porque esta errado?
Resolução mais dúvida: Percebo que a sequência de argumentos me parece trocado, é devido alguma atualização do excel ou porque esta errado?
Olá, Edson! Tudo bem?
Parabéns pelo excelente desempenho no curso e pelos 19.4k de XP! É muito bom ver que você está atento aos detalhes das fórmulas, pois no Excel um argumento fora do lugar muda todo o resultado.
Sua dúvida é muito comum porque o Excel possui duas funções parecidas, mas com ordens de argumentos diferentes: a MÉDIASE e a MÉDIASES (no plural).
Analisando a sua imagem, você utilizou a função MÉDIASE. Vamos conferir a sintaxe oficial:
>= à data em F7 ou a categoria em E4).Sua fórmula está correta! Você seguiu exatamente a ordem: (Onde procurar a data ; Qual o critério ; Onde estão os preços).
A confusão geralmente acontece com a função MÉDIASES (com "S" no final), que permite usar vários critérios ao mesmo tempo. Nela, a ordem inverte:
Notei que você usou a concatenação ">="&F7. Isso é uma excelente prática para deixar sua planilha dinâmica! Se você mudar a data na célula F7, a média após a data será atualizada automaticamente sem você precisar mexer na fórmula.
Não houve atualização que mudasse a ordem dessas funções básicas; o que acontece é que, conforme as planilhas ficam mais complexas, muitos profissionais preferem usar sempre a MÉDIASES (mesmo para um único critério) para já deixar o intervalo de média fixo no começo.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a lógica! Se precisar de mais alguma simulação de cenário, conte comigo.
Você já tentou usar o Gerenciador de Cenários para comparar essas médias em diferentes períodos do ano?
Nossa, muito obrigado, creio que deve ter sido isso mesmo, eu talvez tenha me confundido com a fórmula, mas com que consegui acertar e aprendi uma nova agora