0
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: Mediando a ideação da solução

Considerando um problema que tenho enfrentado atualmente no trabalho, a etapa de ideação de soluções é essencial para que eu consiga definir melhor quais soluções intrepretar. A ideia de realizar essa etapa em conjunto é ótima, porém um tanto quanto assustadora na medida em que a divergência de ideias e a tangenciação do problema em discussão podem ocorrer com muita facilidade, considerando o tamanho e a personalidade da equipe. A princípio, pensei em construir essa idea apenas com a gestora da equipe, entretanto, essas aulas me mostraram que é possível fazer isso em conjunto, talvez com os coordenadores também.
Sendo assim, acredito que a definição em conjunto das soluções pode começar direto com a etapa de brainswrting, visto que é uma ótima ideia para garantir que todos se expressem livremente e que a equipe já está plenamente contextualizada com o problema e com o desenvolvimento das soluções a seu respeito.
Finalizada essa etapa, poderiamos passar para uma etapa de síntese desse levantamento incial e já para a etapa de Zen Voting, uma vez que acredito que a Matriz FOFA não seria necessária, porque se trata de um problema interno da equipe, com aspéctos inteiramente negativos, ainda que controláveis.
Assim, conseguiriamos chegar em comum acordo às melhores soluções.