Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: mão na massa

Você está com uma ideia muito promissora para criar um serviço na sua área de conhecimento. O seu desafio será encontrar uma empresa ou alguma organização que te ajude nesse processo de validação, pois é o momento crucial de perceber oportunidades de ajustes e melhorias.

Qual é a sua ideia de produto ou serviço? Uma plataforma ou software EAD corporativa, cujo foco será em conhecimentos indispensáveis para o futuro profissional.

Que área ou segmento ela pode resolver problemas? De acordo com pesquisas exploratórias, nos últimos anos, organizações descobriram que a união entre soft skills e hard skills é o fio condutor de uma performance de excelência. Por isso, o desenvolvimento dessas habilidades do futuro se torna imperativo. Muitas mudanças ocorreram e ainda vem ocorrendo no pós pandemia COVID-19, trazendo impulso e fôlego para as transformações digitais. A expansão do home office e do trabalho híbrido, a adoção de tecnologias e a automatização de processos fizeram com que alguns empregos entrassem em declínio, enquanto outras funções emergiram. Conforme relatório do WEF, profissões menos operacionais e mais estratégicas, focadas no digital, na análise de dados e na gestão de pessoas, terão destaque nesse novo cenário. (Fonte: Relatório WEF).

O que você pretende entregar? O serviço será uma assinatura mensal como benefício flexível para as organizações (B2B) oferecem aos seus colaboradores, mas também poderá ser adquirido pelo consumidor final (B2C), abordando temas como multilinguismo, multidisciplinaridade, pensamento computacional, pensamento analítico, aprendizagem ativa, orientação para serviço (SaaS), criatividade, inteligência emocional, CNV, pensamento crítico, entre outros. O objetivo é tornar as pessoas mais estratégicas dentro das organizações, possibilitando se adaptarem às mudanças, propor soluções inovadoras, gerenciar conflitos de forma criativa, lidar de forma empática com outras pessoas e conhecimento mais técnicos, para manter a relevância e a capacidade de continuar desenvolvendo, aprendendo e providenciando recursos necessários para os colaboradores se ajustarem às transformações. Essa abordagem permitirá incluir pessoas de todas as idades, principalmente 40+ e 60+, trazendo de volta a atratividade destas pessoas ao mercado de trabalho focando no que é essencial e imediato. A hipótese de solução a ser validada é fundamentada na busca pelas habilidades do futuro, upskilling e reskilling, onde upskilling é "o aprendizado de novas competências para se adaptar às inovações na sua área de atuação" e reskilling é "um processo de requalificação, necessário para as pessoas que, por algum motivo, passarão por uma mudança de função ou setor". O conceito de lifelong learning é um importante aliado nesse processo.

1 resposta
solução!

Parabéns por compartilhar sua visão tão inspiradora de projeto com a gente, Adriana! Sua proposta reflete uma compreensão profunda das demandas em constante evolução no mercado de trabalho atual, onde a combinação de soft skills e hard skills se torna crucial para o sucesso profissional.

Sua análise sobre as transformações digitais, a expansão do trabalho remoto e as mudanças nas dinâmicas organizacionais é muito perspicaz. A ideia de oferecer a plataforma tanto para organizações (B2B) quanto para indivíduos (B2C) demonstra uma abordagem abrangente e adaptativa.

A gama de tópicos que você planeja abordar, desde competências técnicas a habilidades emocionais, é impressionante. Isso não apenas ajudará os profissionais a se manterem relevantes, mas também a crescerem em suas funções e a contribuírem de maneira mais estratégica para suas equipes e empresas.

Além disso, a ênfase em incluir pessoas de todas as idades e promover o conceito de aprendizado ao longo da vida mostra uma consideração cuidadosa pelas necessidades e potenciais de diferentes grupos. A referência ao upskilling e reskilling reforça a sua compreensão dos desafios da rápida evolução do mercado de trabalho.

Sua hipótese de solução baseada em habilidades do futuro e na importância do aprendizado contínuo é sólida e bem embasada, e claramente alinhada às tendências atuais e às necessidades emergentes no mundo corporativo.

Continue a desenvolver essa ideia inovadora, pois ela tem o potencial de causar um impacto positivo significativo na preparação de profissionais para os desafios do futuro. Sua dedicação em tornar as pessoas mais estratégicas e adaptáveis nas organizações é louvável.

Grande trabalho e boa sorte em sua jornada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software