1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: linha de totais

Oie!

Já tinha feito a inserção dos descontos, então ele também está no print. No entanto, como esse fórum é apenas sobre a inserção de linhas totais, vou explicar melhor como eu fiz essa parte:

No caso da planilha "Produtos" (a sem tabela pronta do Excel):

• Inseri a coluna de "Valor Total" e utilizei a fórmula =E5(*)F5 para multiplicar o preço unitário pela quantidade.

• Depois, copiei a célula do total do preço unitário, para já copiar a formatação e a fórmula, já que se trata de uma referência relativa, e o Excel automaticamente me retornou com o resultado do Valor Total.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

• No caso da planilha "Tabela de Produtos", em que inserimos uma planilha pronta do Excel, primeiro, eu apenas escrevi "Valor Total" ao lado de Qtd, e se criou uma nova coluna na tabela com a mesma formatação (a vantagem da tabela kkk)
  • Depois, para calcular o valor total, eu usei a seguinte fórmula: =[@[Preço Unitário]] (*) [@Qtd]. Utilizei por previsão também, pois primeiro inseri o = e selecionei o primeiro valor do preço unitário, depois inseri um * para multiplicação, e aí cliquei no primeiro valor da coluna de Qtd. Depois disso, ele já me retornou calculando automaticamente os valores da coluna inteira também.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

É isso. =)

Obs.: no texto, eu coloquei o asterisco da múltiplicação entre parenteses, pq aqui no fórum ele deixa o texto todo em itálico, e foi a soluçao que encontrei pra ele aparecer kk

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ei! Tudo bem?

Excelente iniciativa ao compartilhar o seu método de resolução e os prints da planilha! Agradeço por compartilha aqui na comunidade.

O seu raciocínio e a execução das fórmulas tanto para a planilha padrão quanto para a Tabela do Excel estão ótimos, é exatamente esse o caminho.

Parabéns pelo excelente trabalho! Qualquer dúvida, compartilhe com a gente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!