1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: jogo de adivinhação

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class JogoDeAdvinhacao {
    public static void main(String[] args) {
        String mensagem = "Bem-vindo ao Jogo de Adivinhação! Você terá cinco tentativas para acertar o número secreto.";
        System.out.println(mensagem);

        int numeroMaximo = 100;
        int numeroAleatorio = new Random().nextInt(numeroMaximo + 1);
        int tentativas = 1;
        int maxTentativas = 5;

        Scanner entrada = new Scanner(System.in);

        while (tentativas <= maxTentativas) {
            System.out.println("Tentativa " + tentativas + ": Escolha um número entre 1 e " + numeroMaximo);

            // Verifica se a entrada é um número inteiro
            if (!entrada.hasNextInt()) {
                System.out.println("Entrada inválida! Por favor, digite um número inteiro.");
                entrada.next(); // Limpa a entrada inválida
                continue; // Vai para a próxima iteração do loop
            }

            // Captura o número digitado pelo usuário
            int chute = entrada.nextInt();

            // Verifica se o número está dentro do intervalo permitido
            if (chute < 1 || chute > numeroMaximo) {
                System.out.println("Número fora do intervalo! Escolha um número entre 1 e " + numeroMaximo + ".");
                continue; // Solicita nova tentativa
            }

            // Verifica se o chute é igual ao número aleatório
            if (chute == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Parabéns! Você acertou o número secreto com " + tentativas + " tentativas!");
                break;
            } else {
                if (chute > numeroAleatorio) {
                    System.out.println("O número secreto é menor que " + chute);
                } else {
                    System.out.println("O número secreto é maior que " + chute);
                }
                tentativas++;
            }

            // Se o jogador exceder o número máximo de tentativas
            if (tentativas > maxTentativas) {
                System.out.println("Você esgotou todas as suas tentativas. O número secreto era " + numeroAleatorio);
            }
        }

        // Fecha o Scanner após o uso
        entrada.close();
    }
}
1 resposta

Oi, Rodrigo! Tudo bem?

Excelente código, parabéns pelo projeto! Espero que esteja gostando do curso! Colocar em execução as atividades propostas pelo professor em aula é uma prática muito importante para internalizarmos o conteúdo. Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao curso ou atividade, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!