1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: Jogo da Adivinhação

Obs:
Coloquei 7 tentativas, quem já estudou algoritmo de pesquisa binária vai entender kkkkk
Implementei um try catch para fazer a verificação se o valor que tentativa vai receber é um número válido (evitar que o usuário digite letras ou símbolos)

import java.util.InputMismatchException;
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class jogoAdivinhacao {
    public static void main(String[] args){
        Random random = new Random();
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        int numeroSecreto = random.nextInt(101); // Número aleatório entre 0 e 100
        int tentativa;
        int tentativas = 0;
        boolean acertou = false;

        System.out.println("Bem vindo ao Jogo da Adivinhação!");
        System.out.println("Tente adivinhar o número secreto entre 0 e 100. Você tem 7 tentativas.");

        while (tentativas < 7){
            System.out.println("Digite seu palpite: ");

            try { //Verificação para verificar se o valor de tentativa é válido
                tentativa = scanner.nextInt(); //A variavel tentativa vai receber o que for digitado
            } catch (InputMismatchException e){
                System.out.println("Entrada inválida! Por favor, insira um número válido.");
                scanner.nextLine();
                continue;
            }

            tentativas++;

            if (tentativa == numeroSecreto) {
                System.out.println("Parabéns! Você acertou o número em " + tentativas + " tentativa(s)!");
                acertou = true;
                break;
            } else if (tentativa < numeroSecreto) {
                System.out.println("O número secreto é maior que " + tentativa + ".");
            } else {
                System.out.println("O número secreto é menor que " + tentativa + ".");
            }

            System.out.println("Tentativas restantes: " + (7 - tentativas));
        }

        if (!acertou){
            System.out.println("Suas tentativas acabaram! O número secreto era: " + numeroSecreto);
        }
    }
}

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Vinicius! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você aplicou o try/catch para validar a entrada do usuário, isso mostra atenção à robustez do código. A ideia de limitar as tentativas e relacionar com a pesquisa binária foi muito criativa e mostra que você está conectando os conceitos.

Continue explorando essas ligações entre lógica e programação.

Uma dica: experimente imprimir uma mensagem personalizada ao final, com base na distância entre o número secreto e o palpite, para deixar o jogo mais dinâmico.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!