Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: imagine que...

Resultado da Segunda Avaliação (Modelo de Kolb)

No primeiro teste (VARK), você apareceu como:

✅ Fortemente Prático/Cinestésico

Agora, neste segundo teste, você apareceu como:

✅ Aplicador + Conceitual

Isso gera uma conclusão mais refinada:

Você não é apenas uma pessoa que aprende fazendo.

Você é uma pessoa que aprende fazendo depois de entender a lógica.

Você gosta de seguir esta sequência:

Entender

Visualizar aplicação

Executar

Melhorar

Sua fórmula ideal

Para cada sessão de estudo:

20% Compreender
Conceitos
Estruturas
Modelos mentais
60% Aplicar
Exercícios
Projetos
Casos reais
20% Refletir
O que aprendi?
Onde aplico?
O que faria diferente?
Exemplo usando IA

Ao estudar Engenharia de Prompt:

Etapa 1

Entender:

Contexto
Persona
Cadeia de raciocínio
Estrutura de prompts

(20 min)

Etapa 2

Aplicar:

Criar prompts para:

Sell Out
Pesquisa de campo
Trade Marketing

(60 min)....

Você aprende melhor quando entende rapidamente um conceito, aplica imediatamente em um problema real e depois reflete sobre os resultados obtidos.

Esse perfil é muito compatível com áreas como Análise de Dados, IA aplicada ao negócio, Trade Marketing, BI e melhoria de processos, o que explica por que suas atividades profissionais parecem alinhadas com a forma como você aprende.

Imagine que você é um analista de trade marketing jr. Eu descobri que meu estilo de aprendizado é uma mistura de aprendizagem prático/cinestésico e aplicador + conceitual. Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo. Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar no meu trabalho.

Abaixo estão duas estratégias passo a passo pensando como um Analista de Trade Marketing Jr. que aprende melhor quando entende o conceito, aplica na prática e transforma em resultado no trabalho.

Estratégia 1: Ciclo Conceito → Aplicação → Evidência

Use quando estiver estudando Power BI, Excel, SQL, IA, campanhas, sell out ou indicadores.

Etapa O que fazer Exemplo em Trade Marketing

1. Escolha um problema real Comece pelo trabalho, não pelo curso. “Quero entender por que o sell out caiu em um cliente.”
  2. Estude só o necessário Veja uma aula ou leia um conceito específico. Aula sobre segmentação, filtros ou análise de tendência.
  3. Aplique imediatamente Use uma base real ou simulada. Criar uma análise por cliente, produto, região e período.
  4. Gere uma entrega simples Produza algo visível. Tabela, gráfico, dashboard, insight ou recomendação.
  5. Registre a evidência Anote o que aprendeu e o resultado. “Aprendi a cruzar sell out com campanha e identifiquei queda no SKU X.”
  6. Melhore na próxima semana Ajuste com base no uso real. Adicionar comparação com sell in ou estoque.
    Exemplo prático

Tema de estudo: Power BI

Objetivo real: analisar sell out.

Sequência ideal:

Assistir uma aula sobre gráficos e filtros.
Usar uma base de vendas.
Criar um painel simples com:
Sell out por cliente;
Sell out por produto;
Sell out por período;
Variação vs. mês anterior.
Escrever 3 insights.
Levar para sua rotina de trabalho.

Regra de ouro: para cada 1 hora de curso, faça pelo menos 2 horas de aplicação prática.

Estratégia 2: Projeto Semanal de Aprendizagem Aplicada

Use para transformar seus estudos em evolução profissional contínua.

Dia/Etapa Foco O que fazer
Segunda Conceito Estudar um tema específico.
Terça Teste prático Aplicar em uma pequena base ou situação real.
Quarta Ajuste Corrigir erros e melhorar a análise.
Quinta Entrega Criar uma versão final simples.
Sexta Reflexão Registrar aprendizados e próximos passos.
Domingo Evolução Melhorar o projeto ou criar uma nova versão.
Exemplo de projeto semanal

Tema: IA aplicada à pesquisa de campo

Etapa Ação
Segunda Estudar prompts para análise de texto.
Terça Pegar respostas de pesquisas de campo.
Quarta Criar um prompt para resumir reclamações dos promotores.
Quinta Gerar categorias: preço, ruptura, exposição, concorrência.
Sexta Criar um mini relatório com os principais achados.
Domingo Melhorar o prompt e salvar como modelo.

Ao final da semana, você não terá apenas “estudado IA”.

Você terá criado uma ferramenta prática para o seu trabalho.

Como otimizar seu aprendizado

Use sempre este roteiro:

O que estou aprendendo?
Onde isso aparece no meu trabalho?
Que mini projeto posso criar com isso?
Que resultado isso pode gerar?
Como posso melhorar na próxima tentativa?

Seu melhor método não é estudar mais.

É estudar com uma entrega prática toda semana.

1 resposta

Olá Estudante, tudo bem?

Obrigada por compartilhar esse resultado aqui no fórum! Ficou muito bem estruturado o que você desenvolveu, especialmente a forma como conectou os dois perfis (VARK e Kolb) para chegar a uma conclusão mais refinada sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

O que chamou atenção foi a aplicação do prompt com uma persona bem definida (analista de trade marketing jr.) e a contextualização com ferramentas e situações reais do dia a dia, como sell out, Power BI e pesquisa de campo. Isso faz toda a diferença: em vez de um resultado genérico, você gerou estratégias que fazem sentido para a sua rotina de trabalho.

A "Regra de Ouro" que apareceu na Estratégia 1 também é um ótimo princípio para carregar com você ao longo de qualquer estudo: para cada hora de conceito, duas horas de aplicação prática.

Se quiser explorar ainda mais essa relação entre aprendizagem e prática, tem um conteúdo aqui na Alura que conversa bem com o que você está desenvolvendo:

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade