1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: imagine que...

Utilizando Copilot:
Faça-me 10 perguntas-chave em múltipla escolha para identificar meu estilo de aprendizagem. Quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado. Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.

Resposta: Seu estilo de aprendizagem predominante é Visual, seguido de perto por Leitura/Escrita.
Isso significa que você aprende melhor quando:

1)Usa imagens, diagramas, vídeos e mapas mentais para compreender conceitos.

2)Complementa com leituras, resumos e anotações escritas, que ajudam a fixar o conteúdo.

O estilo auditivo e cinestésico aparecem em menor intensidade, mas podem ser usados como apoio — ouvir explicações e praticar atividades pode enriquecer ainda mais seu aprendizado.

Imagine que você é um design de aprendizagem. Descobri que meu estilo de aprendizado é uma mistura de aprendizagem visual com aprendizagem por leitura/Escrita. Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo. Preciso otimizar meu processo de aprendizado.

Estratégia 1: Mapas Visuais + Resumos Escritos
Objetivo: Transformar conteúdos complexos em representações visuais e escritas para facilitar compreensão e memorização.

Passo a passo:

1)Seleção do conteúdo → Escolha um tema ou capítulo que deseja estudar.

2)Criação de mapa mental → Use papel ou ferramentas digitais (como Miro, XMind ou Canva) para desenhar diagramas, fluxos ou mapas mentais com palavras-chave e imagens.

3)Complemento escrito → Ao lado do mapa, escreva um resumo em tópicos, explicando cada parte com suas próprias palavras.

4)Integração → Relacione cada imagem ou símbolo do mapa com uma frase ou definição escrita.

5)Revisão ativa → Leia o resumo e tente visualizar mentalmente o mapa. Depois, olhe o mapa e tente lembrar das frases escritas.

Estratégia 2: Ciclo de Estudo Visual-Escrito

Objetivo: Alternar entre leitura e representação visual para consolidar o aprendizado.

Passo a passo:

1)Leitura inicial → Leia o material (livro, artigo, apostila) e sublinhe palavras-chave.

2)Codificação visual → Transforme os pontos principais em gráficos simples (linhas do tempo, tabelas comparativas, esquemas).

3)Reescrita ativa → Escreva um resumo curto em seus próprios termos, sem copiar literalmente.

4)Teste rápido → Cubra o texto e tente reconstruir o gráfico ou esquema de memória.

5)Feedback imediato → Compare com o original e ajuste o que faltou.

6)Revisão espaçada → Repita o ciclo em intervalos (ex.: 24h, 1 semana) para reforçar retenção.

Rotina de Estudo - resumido
Segunda a Sexta (19h–21h):

19h00–19h15 → Revisão rápida

19h15–20h00 → Leitura + Mapas visuais

20h00–20h45 → Resumo e anotações

20h45–21h00 → Revisão final

Sábado e Domingo (8h–10h):

08h00–08h15 → Revisão semanal

08h15–09h15 → Estudo aprofundado

09h15–09h45 → Exercícios e testes

09h45–10h00 → Revisão e planejamento

1 resposta

Oi, Neusa, como vai?

Você aplicou muito bem os conceitos do curso e conseguiu construir um fluxo completo de identificação do seu estilo de aprendizagem até a criação de estratégias personalizadas. A forma como estruturou o prompt TAG ficou clara e objetiva, direcionando o modelo para entregar perguntas que realmente ajudam na identificação.

As duas estratégias apresentadas estão bem alinhadas com o seu perfil visual e de leitura/escrita. A primeira combina mapas mentais com resumos escritos, enquanto a segunda propõe um ciclo de estudo alternado entre leitura e representação visual. Ambas seguem passos práticos e aplicáveis no dia a dia. A rotina de estudos também ficou bem distribuída ao longo da semana, com intervalos de revisão e blocos focados em diferentes atividades.

Você demonstrou entendimento sobre como personalizar prompts e extrair informações úteis para otimizar o aprendizado. A combinação de estratégias visuais e escritas pode realmente potencializar a retenção de conteúdo, especialmente quando aplicada de forma consistente.

Parabéns pelo trabalho, Neusa. Você explorou bem as técnicas apresentadas no curso e conseguiu adaptar tudo para o seu contexto.

Continue compartilhando suas atividades aqui no fórum, estamos à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!