Olá!
Aqui está o prompt que adaptei para a tarefa:
Imagine que:
*a. Você é uma pessoa que trabalha no jurídico e financeiro em ambiente corporativo.
b. Você possui afinidade com tecnologia e consegue desenvolver bons projetos.
c. Futuramente, você pretende fazer concurso público para assumir um cargo público.
d. Existe a necessidade de continuar sendo uma boa profissional no ambiente corporativo, para satisfação profissional e também ter manter o emprego para buscar uma estabilidade financeira. No entanto, também é preciso focar no estudo para concursos.
e. Você descobriu que seu estilo de aprendizado é de leitura e escrita (dominantes), e auditivo, e além disso, possui perfil de observação reflexiva (RO) e experimentação ativa (AE), sendo bastante híbrido.*
Esses detalhes formam um contexto sobre a minha vida e o resultado dos meus testes. A partir disso:
1. Forneça quatro estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo.
Com isso, espero otimizar meu processo de aprendizado para aplicar na minha rotina de estudos e alavancar meu desenvolvimento profissional para atingir meus objetivos.
Gosto de quebrar o prompt e estruturar melhor os detalhes que quero fornecer, então coloquei na primeira parte todo o contexto e o comando, e na segunda coloquei o objetivo e a expectativa.
Como resultado, o Gemini Pro me forneceu 4 estratégias, que pedi para que ele estruturasse em tabela comparativa com um prompt simples ("Crie uma tabela comparativa entre essas estratégias"). Enfim, o resultado com o Gemini Pro:
| Estratégia | Objetivo Principal | Estilos Ativados (Seu Perfil) | Quando Usar (Contexto Ideal) | Nível de Esforço |
|---|---|---|---|---|
| 1. O Ciclo R-E-A | Estudo para Concurso (Retenção de teoria densa) | Leitura/Escrita (reflexão), Auditivo (aula), RO (análise), AE (questões) | Sessões de estudo planejadas (noite, fins de semana). Estudo ""deep work | Alto |
| 2. O "Post-Mortem" | Carreira Corporativa (Melhoria contínua no trabalho) | AE (ação no trabalho), RO (análise da ação), Escrita (relatório de 1 pág.) | Ao finalizar um projeto, tarefa complexa ou ao final da semana de trabalho. | Médio |
| 3. Audição Ativa | Otimização de Tempo (Ambos os objetivos) | Auditivo (consumo), Escrita (captura rápida), AE (transferência para ação) | "Tempo morto": transporte, academia, tarefas domésticas, almoço. | Baixo (Foco na consistência) |
| 4. Caso-Problema | Híbrido (Unir teoria do concurso com prática da carreira) | AE (definição do problema), Leitura (pesquisa), RO (conexão), Escrita (criação) | Estudo de matérias com sobreposição (ex: Licitações, Tributário, Financeiro). | Alto |
Depois desse resultado, editei o prompt com as estratégias que escolhi:
"Meu estilo de aprendizado é uma mistura de aprendizagem escrita e leitura com aprendizagem auditiva. Selecionei duas estratégias de aprendizado para aplicar, de acordo com meu estilo: o ciclo R-E-A e a audição ativa. A partir disso, quero sua ajuda para montar uma rotina de estudo semanal, com base nessas preferências. Minha rotina inclui:
Estudo, de 07h às 11h, de segunda à sexta-feira.
Trabalho (...)"
A IA me retornou uma estrutura como essa abaixo (não incluí todos os detalhes porque coloquei coisas bastante pessoais e úteis pra mim):
| Horário | Segunda | Terça | ... |
|---|---|---|---|
| 07:00 - 11:00 | Ciclo REA - Matéria A | Ciclo R-E-A - Matéria B | ... |
| 11:00 - 12:00 | Almoço | Almoço | ... |
| 12:00 - 20:00 | Trabalho | Trabalho | ... |
Enfim, é isso! =)