2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: formatar como moeda.

Referente ao curso "Excel: domine o editor de planilhas", no capítulo "Formatação passo a passo" e atividade "Faça como eu fiz: formatar como moeda".

Bom, tentei explorar a internet pra descobrir como fazia algo diferente. Reparei que a tabela estava muito repetitiva, eram muitas linhas iguais em "Produtos". 3 linhas para Camiseta Lisa, 3 para Calça... então pensei: "Como posso deixar uma linha para cada produto e só selecionar o tamanho que eu quero ver os dados?". E foi isso que fiz. A coluna dos produtos tem cada produto de forma única e os produtos que têm tamanhos variados, posso selecionar na coluna B o tamanho que quero ver e ele muda automaticamente as colunas de Preço Unitário e Quantidade com base no tamanho escolhido. Foi um desafio grande, quebrei bastante a cabeça mas estou satisfeito com o resultado. Em breve vou explorar mais essa função e ver se posso simplificar o trabalho ainda mais.

Vou deixar abaixo um exemplo do que eu fiz:

Referente ao curso "Excel: domine o editor de planilhas", no capítulo "Formatação passo a passo" e atividade "Faça como eu fiz: formatar como moeda".

2 respostas

Referente ao curso Excel: domine o editor de planilhas, no capítulo Formatação passo a passo e atividade Faça como eu fiz: formatar como Moeda

Olá, Christopher! Tudo bem?

Ficou excelente a forma como você aplicou os conceitos de Excel para resolver um problema de organização de dados. É muito gratificante ver quando um estudante vai além do que é proposto no exercício e busca soluções que tornam a planilha mais funcional.

Sua ideia de utilizar uma lista suspensa para selecionar o tamanho e fazer com que o preço e a quantidade sejam atualizados automaticamente demonstra que você compreendeu bem como criar interfaces dinâmicas. Esse tipo de estrutura evita a poluição visual da tabela e previne erros de leitura, já que os dados ficam agrupados por produto.

Continue explorando essas funcionalidades. O próximo passo interessante seria estudar como proteger as células que contêm fórmulas para garantir que a lógica que você criou não seja alterada acidentalmente.

Parabéns pelo empenho e por compartilhar seu progresso com a comunidade!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!