Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: explorando probabilidades

Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Pensou por alguns segundos

Entendi.

Eu gosto de estudar_____
Pensou por um segundo

inglês — 30%
programação — 25%
matemática — 18%
tecnologia — 15%
sozinho — 12%

Eu gosto da área de ___________
Pensou por um segundo

tecnologia — 30%
engenharia — 24%
programação — 20%
inteligência — 16%
informática — 10%

Eu não gosto de _______________
Pensou por um segundo

esperar — 28%
mentir — 22%
perder — 18%
estudar — 17%
discutir — 15%

1 resposta

Olá, Igor Henrique! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou um ótimo exercício ao simular probabilidades de palavras. Explorando programação, destacando a importância da inteligência e trazendo reflexões sobre tecnologia. Esse tipo de prática mostra atenção aos detalhes, criatividade e aplicação prática de conceitos que fortalecem o aprendizado.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Explorar prompts: testar diferentes contextos e observar como as probabilidades mudam.
  • Comparar resultados: analisar padrões e consistência entre frases semelhantes.
  • Aplicar IA: usar esse raciocínio em cenários reais de estudo ou trabalho.

Continue postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Ah uma pergunta: o que você considera mais desafiador, criar prompts variados ou analisar os resultados que a IA gera?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!