Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: explorando probabilidades

1. Utilizei o Google AI Studio para realizar a atividade, e inicialmente, coloquei a temperatura zero:

"Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu."

Resposta: "Entendido."

2. Como sou fã de videogames, fiquei curiosa pra saber qual jogo o Gemini consideraria o melhor jogo de todos os tempos:

"O melhor jogo de videogame de todos os tempos é"

Resposta:
    "subjetivo (31.2%)[1]
    The (24.5%)[1]
    uma (17.8%)[1]
    Minecraft (11.3%)[1]
    Super (8.2%)[1]"

O Super provavelmente se refere a Super Mario, e admito que fiquei surpreendida de Minecraft estar à frente!

3. Quando vi a palavra The como a segunda mais provável, logo imaginei que se referiria a The Last of Us, então quis seguir nessa linha:

"O melhor jogo de videogame de todos os tempos é The"

Resposta:
    "Legend (48.2%)[1][2][3]
    Last (27.5%)[1][3]
    Witcher (12.3%)[1][2][3]
    Elder (6.1%)[1][2][3]
    Sims (1.9%)[1][2][3]"

Para minha surpresa, a palavra Last era apenas a segunda mais provável. A palavra Legend, em primeiro lugar, com toda certeza se refere a The Legend of Zelda!

4. Para confirmar minha conclusão, segui em frente:

"O melhor jogo de videogame de todos os tempos é The Legend"

Resposta:
    "of (98.5%)
    : (0.4%)
    ( (0.3%)
    series (0.2%)
    is (0.1%)"

"O melhor jogo de videogame de todos os tempos é The Legend of"

Resposta:
    "Zelda (99.1%)[1][2]
    Dragoon (0.3%)
    Heroes (0.2%)
    Kage (0.1%)
    Spyro (0.1%)[1]"

E cá está, com mais de 98% de probabilidade, a resposta: The Legend of Zelda.

5. Para ir além, quis testar perguntar diretamente para o Gemini qual seria o melhor jogo de todos os tempos. Testei com temperatura em zero, 1, 1.75 e 2.

"Qual é o melhor jogo de videogame de todos os tempos? Responda apenas com o nome
    do jogo, e nada mais."

Em absolutamente todas as temperaturas, sem importar se a opção de Grounding com Google Search estava ativada ou não, a resposta SEMPRE foi a mesma: The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

6. Eu quis fazer, então, uma última pergunta, seguindo a primeira lógica de qual seria a palavra mais provável, para ver se eu recebia a mesma resposta:

"O melhor jogo de videogame de todos os tempos é The Legend of Zelda: "

Resposta:
    "Ocarina (45.2%)
    Breath (36.8%)
    Tears (9.5%)
    A (4.2%)
    Majora's (1.8%)"

E lá estava, Ocarina, mais uma vez confirmando que, segundo o Gemini, The Legend of Zelda: Ocarina of Time é o melhor jogo de videogame de todos os tempos. Eu, como fã de videogames, agora sinto que é meu dever jogar esse jogo!

1 resposta
solução!

Oi, Julianna! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei muito da forma como você conduziu os testes, variando a temperatura, usando continuações de frase e comparando as respostas diretas do Gemini. Sua exploração mostrou bem como a IA trabalha com probabilidades de próximas palavras e como pequenas mudanças no prompt podem revelar caminhos diferentes até chegar em uma resposta.

Seu experimento também ficou bem interessante por conectar o conceito da aula com algo do seu repertório, os videogames. Dica: ao fazer novos testes, registre o prompt, a temperatura e a resposta em uma tabela simples, para comparar os padrões com mais clareza e perceber quando a IA mantém consistência ou começa a variar. Continue explorando dessa forma, porque esse tipo de curiosidade ajuda muito a entender melhor o comportamento dos modelos generativos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!