Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: estratégia em UX

Estudando a primeira parte do curso de UX Design: Conheça o universo da experiência em produtos digitais, entendi a importância de se compreender o problema apresentado, que as perguntas corretas geram resultados mais assertivos e menos impactantes (em muitos casos), assim como também pude relacionar com vivências da minha vida.

Por exemplo, esse mês comprei em três plataformas e-commerce diferentes: Shopee, Mercado Livre e Shein. Aos poucos, fui recebendo os meus produtos e cada plataforma indicava de maneiras diferentes o andamento das entregas.

A Shopee não me deu andamento nenhum sobre meus produtos em notificações ou algo assim (mesmo estando ativadas, já que recebo de propaganda de outros itens para comprar), apenas pelo e-mail quando já haviam chegado. No entanto, foi a que entregou primeiro todos os três itens comprados (de vendedores diferentes), um após o outro. Ao verificar o status no aplicativo, ele me informava quem havia recebido o meu pacote, o que sempre me gerou mais tranquilidade, afinal eu moro em condomínio e conheço o nome de todos os colaboradores da portaria.

O Mercado Livre, assim como a anterior, não me informou sobre os produtos até chegarem. No entanto, foi uma entrega relativamente rápida e seguida dos demais itens da Shopee. Infelizmente, a parte de "quem recebeu o produto" é de difícil acesso pelo celular, não tendo informações essenciais e que só podem ser obtidas acessando o site. Algo interessante dessa plataforma de vendas é que, muitas vezes, eles unem os produtos mesmo que de vendedores diferentes, apenas para te entregar tudo junto.

A Shein me informou duas vezes sobre a falta de estoque de dois produtos diferentes meus, contudo já haviam reestocado e dado continuidade em meu pedido. Até o momento, ainda não recebi meus itens (está dentro do prazo de entrega ainda), porém ele sempre me avisa de todo e qualquer andamento do meu pedido, desde a saída de um local até outro, me mantendo sempre informada pelas notificações (não mandam e-mails). Assim como o Mercado Livre, aqui também há unificação de muitos produtos para uma entrega conjunta. Você obtém, na tela de acompanhamento do produto, informações tanto do entregador, tanto para quem ele entregou o seu produto e, segundo o que percebi, há uma duração de 1 ano para você poder rastrear as informações de seu pedido.

Considerações
Fazendo essas análises, é possível dizer que todas as plataformas, apesar de serem muito semelhantes, contém diferenças pequenas que as diferem uma das outras, seja por cupons, fretes, qualidade de produtos, confiabilidade de entrega, métodos devolutivos, etc.

A Shein demora bastante para entregar seus produtos, mesmo quando nacionais. No entanto, ela foca em unificá-los para te entregar de uma vez só, sem causar aquela "ansiedade" na chegada de cada um, dia após dia, além de te manter sempre informado do andamento dos pedidos.

O Mercado Livre tenta focar em qualidade na entrega, unindo produtos e colocando em uma embalagem exclusiva da própria marca. Porém, há uma pequena falha no aplicativo onde não te informa a quem foi entregue seu produto, o que pode gerar uma frustração.

A Shopee ela é direta em mandar o mais rápido possível aquilo o que você deseja, te mantendo informado na área de detalhes o andamento do seu pedido, assim quem recebeu ele quando foi entregue. Por conta da rápida entrega, seus produtos chegam um de cada vez, podendo gerar ansiedade no recebimento.

Sempre é bom analisar coisas ao nosso redor! Afinal, estudos com base em nossa realidade também são muito válidas para compreendermos a importância de uma boa base de UX. Por isso, vim compartilhar meus pensamentos à cerca desse assunto estudado!