1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: estratégia em UX

Design é estratégia e está, intrinsecamente, ligado com a possibilidade de tornar a experiência do usuário (do inglês, User Experience) ainda mais proveitosa e satisfatória. Dois dos produtos digitais que consumo bastante e me saltam a memória por serem bem marcantes são: o Spotify e o Duolingo.

Gosto da forma como o Spotify mantém uma coesão visual em todos a sua interface, passando pelos ícones e telas, tornando a experiência mais "suave" e até muitas vezes previsível, por assim dizer. Gosto como a tela inicial não é cheia de informações desnecessárias mas mantém quase um histórico das minhas playlists e álbuns mais ouvidos. Esse acesso logo na primeira tela "economiza" cliques e facilita a interação com a plataforma em momentos corridos.

Além disso, gosto do Duolingo porque ele torna o ritmo de aprendizagem acessível e divertido, tem reforços positivos e permite a correção de erros no final de cada lição. Me chama a atenção como eles conseguiram fazer uma rotina gamificada em ficar infantilizada ou muito literal, mas pelo contrário, é natural "interagir" com os personagens como a Lilly e o Junior.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Fernanda?

Seu projeto ficou muito bem construído, parabéns pela dedicação!

Gostei da conexão que fez com o conceito de design como estratégia com exemplos práticos, o que mostra um entendimento além do superficial. A análise do Spotify está ótima, principalmente quando você fala sobre redução de fricção e previsibilidade, isso é um ponto-chave em UX.

Como evolução, você poderia aprofundar um pouco mais o “porquê” dessas decisões funcionarem, por exemplo, ligando com conceitos como heurísticas de usabilidade ou retenção de usuários.

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.

Continue se dedicando aos estudos e se alguma dúvida surgir, compartilhe conosco no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!