2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: elaborando títulos

Acho que o grande segredo para o Edgar chamar a atenção nesse meetup é fugir do óbvio. Como vai ter gente de programação, design e negócios, se ele colocar um título muito simples ou teórico demais, a galera perde o interesse. O título precisa prometer uma resposta prática para o dia a dia.

Pensando no que foi discutido na aula sobre gerar curiosidade e não prometer "tudo" (para não gerar frustração), eu sugeriria essas duas opções:

"O que os usuários não te contam: como pequenas mudanças de UX salvam um produto digital" (Acho legal porque desperta aquela dúvida sobre o que estamos deixando passar no projeto).

"3 decisões de UX que diferenciam um produto de sucesso de um app esquecido" (Usar um número fixo ajuda a alinhar a expectativa da galera e foca direto no resultado).

O importante é o Edgar mostrar que o UX resolve problemas reais de usabilidade.

2 respostas

Olá, Alessandro. Tudo certo?

O seu desenvolvimento capturou com precisão o propósito do exercício sobre oratória. Ao focar em fugir do óbvio e prometer respostas práticas, você demonstra uma compreensão realista sobre como prender a atenção de um público misto. Seus títulos usam gatilhos psicológicos eficientes para instigar a curiosidade e alinhar expectativas reais de usabilidade.

Ótimo que você conseguiu aplicar a teoria conectando o design aos problemas práticos enfrentados por programadores e profissionais de negócios. Essa visão holística enriquece o aprendizado.

Transforme esses títulos em ganchos narrativos logo no início da apresentação. Comece a palestra trazendo um exemplo prático ou um dado real relacionado ao título escolhido. Se optar pelas três decisões, inicie revelando o impacto imediato da primeira decisão para criar conexão instantânea com a plateia. Isso vai sustentar a promessa feita na chamada da palestra, mantendo o interesse de todos os presentes bem alto do início ao fim.

Quais outras estratégias de comunicação você usaria nos primeiros minutos para garantir que o público continue interessado após o impacto inicial do título?

Parabéns pela dedicação na entrega da atividade e lembre que o fórum está à disposição para continuarmos essa conversa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelas dicas! Concordo que o começo é o que define o resto da conversa. Como tenho liderado algumas reuniões onde sou o responsável pela condução, percebi que se não ganhar o pessoal logo de cara, fica difícil recuperar a atenção depois.

Nas minhas reuniões, tenho tentado focar no seguinte:

Trazer o problema que todo mundo conhece: Logo no início, eu foco em uma dor que a gente enfrenta no dia a dia. Quando o pessoal vê que eu sei do que estou falando e que entendo o problema deles, eles param de fazer outras coisas e prestam atenção.

Perguntas, não só afirmações: Em vez de só falar, gosto de soltar uma pergunta que faça o pessoal pensar, tipo: "Quem aqui já teve aquele retrabalho chato porque a gente não alinhou tal coisa?". Isso puxa todo mundo para dentro do assunto.

Direto no benefício: Tento deixar claro logo no início o que a gente vai resolver ali. Quando a galera percebe que vai sair com um problema resolvido ou com algo mais claro, o interesse se sustenta sozinho.

Meu foco tem sido tentar fazer a reunião parecer uma conversa real, não um monólogo. Tem funcionado melhor assim. Abraço.