Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Após analisar meu estilo de aprendizagem com o auxílio do ChatGPT, identifiquei que aprendo melhor combinando recursos visuais com a prática e a repetição.

Para organizar meus estudos, pretendo utilizar resumos, esquemas, mapas mentais e questões práticas, facilitando a compreensão e a memorização dos conteúdos.

Minha rotina será organizada com horários específicos para estudo, dividindo o conteúdo em blocos menores para manter a concentração. Utilizarei a técnica Pomodoro, alternando períodos de foco com pequenos intervalos, e reservarei momentos para revisar os assuntos já estudados.

Também utilizarei flashcards e resolução de questões para reforçar a memorização e identificar os conteúdos em que tenho maior dificuldade. O ChatGPT será utilizado como ferramenta de apoio para explicar assuntos mais complexos, criar resumos, elaborar questões e auxiliar nas revisões.

Ao longo das semanas, acompanharei meu desempenho e farei os ajustes necessários na rotina, observando quais estratégias proporcionam melhores resultados. Dessa forma, pretendo construir uma rotina de estudos mais organizada, produtiva e adequada à minha forma de aprender.

1 resposta

Oi, Paula. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua rotina de estudos. Sua proposta demonstra um planejamento coerente com a atividade e mostra que você utilizou o ChatGPT como ferramenta de apoio para refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. A combinação de recursos visuais, prática e repetição costuma ser uma estratégia eficiente para consolidar conhecimentos, especialmente quando aliada a revisões frequentes e à resolução de questões. Também é interessante observar que você incluiu momentos para avaliar seu desempenho e ajustar a rotina conforme os resultados, tornando o plano mais flexível e sustentável.

Um ponto que pode enriquecer ainda mais sua organização é definir objetivos específicos para cada sessão de estudos. Por exemplo, em um bloco de 25 minutos utilizando a técnica Pomodoro, você pode estabelecer uma meta como compreender um conceito, resolver uma quantidade determinada de exercícios ou revisar um conjunto de flashcards. Isso facilita acompanhar sua evolução e identificar quais estratégias estão trazendo melhores resultados em cada disciplina.

Como você pretende registrar esse acompanhamento para decidir quais ajustes fará na sua rotina ao longo das próximas semanas?

Parabéns pela dedicação e pelo planejamento apresentado. Continue compartilhando sua evolução conosco. O fórum permanece à disposição para acompanhar seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!