Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Na minha construção de rotina o ChatGPT pegou os históricos do exercício anterior e me retornou um resultado longo. Por este motivo coloquei o link do resultado: https://chatgpt.com/c/6a0a3f14-70f0-83e9-88fc-085f4ff60d69

Uma maneira diferente de perguntar: (no Copilot)
Olá! Quero sua ajuda para identificar meu estilo de aprendizagem. Havia solicitado um questionário com 10 questões de múltipla escolha para 2 modelos de IA diferentes e como abordagem das perguntas foi um pouco diferente de uma para a outra e as responde também um pouco diferente vou descrever como gosto de estudar para que você me dê a resposta. Eu costumo fazer cursos online e para assimilar melhor eu gosto de assistir as aulas e vou dando pausas para fazer as atividades e depois vejo como o professor fez. Costumo também as vezes reassistir sem dar pausas. Se tem material para leitura eu leio todos. Costumo também ao final das aulas e textos fazer anotações (como resumos) para assimilar melhor e também para posterior consulta caso eu precise em situações semelhantes. Com essa descrição como vc avalia meu estilo de aprendizagem?

Resposta:

Pela sua descrição, dá para perceber que você tem um estilo de aprendizagem bastante multimodal, mas com predominância em alguns pontos bem claros:

Auditivo-visual
Você aprende muito assistindo às aulas, observando como o professor resolve as atividades e até reassistindo para reforçar.

Isso mostra que estímulos visuais (vídeos, slides) e auditivos (explicações faladas) são importantes para você.

Leitura-escrita
Você lê todo o material complementar e faz resumos/anotações.

Esse hábito indica que você assimila bem por meio da leitura e da escrita, reforçando o conteúdo ao organizar suas próprias palavras.

Cinestésico (aprendizado ativo)
Pausar as aulas para fazer atividades antes de ver a resolução é uma prática típica de quem aprende fazendo.

Esse envolvimento ativo ajuda a consolidar o conhecimento de forma prática.

Avaliação geral
Seu estilo de aprendizagem é uma combinação de visual, leitura-escrita e cinestésico, com forte tendência para o aprendizado ativo e reflexivo.
Você não depende apenas de assistir passivamente: gosta de praticar, comparar com o professor, ler e depois sintetizar em anotações. Isso mostra que você valoriza tanto a compreensão profunda quanto a retenção para uso futuro.

Em termos de modelos de estilos de aprendizagem (como VARK), você se encaixa em um perfil multimodal, ou seja, aprende melhor quando combina diferentes estratégias — assistir, ler, escrever e praticar.

1 resposta
solução!

Oi, Neusa! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise sobre seu estilo de aprendizagem, principalmente quando você descreve como combina leitura, prática e revisão das aulas. Isso mostra um perfil multimodal, que se beneficia de diferentes formas de estudo. Sobre o retorno longo da IA, isso acontece quando o prompt traz muito contexto e pede uma análise ampla, como no exemplo que você trouxe.

Sua forma de estudar já é bem estruturada, e isso favorece a retenção do conteúdo.

Dica: ao fazer perguntas para IA, tente pedir o resultado em formato mais direto, por exemplo: “resuma em até 5 linhas” ou “liste em tópicos objetivos”. Isso ajuda a evitar respostas muito extensas e facilita a revisão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!