Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Prompt: Crie um cronograma para organizar minha rotina de estudos de dados e IA generativa com a alura. Segue abaixo uma lista de dados a considerar para organizar minha rotina: 1- Acordo às 08:00 todos os dias. 2- realizo tarefas domésticas e gasto em média 3 horas para realizá-las 3- Faço estudo de 1 capítulo da Bíblia por dia e sempre após acordar. 4- Preciso ler um livro de minha escolha por 30 min 5- Alguns dias preciso olhar meus sobrinhos por 3 horas entre as 13:00 e 17:00 6- Nas sextas-feiras posso estudar até às 12:00 do dia. 7- Sábados não estudo até as 18:00, pois sou adventista. 9- Durmo todos os dias às 22:00 10- Domingo vou aos cultos das 18:00 às 19:00 e gasto 15 min no trajeto. 11- Quartas os cultos são das 20:00 às 21:00. 12- Todas as segundas-feiras acontecem as aulas ao vivo da Alura das 18:00 às 19:00 A rotina precisa ser semanal, detalhe o horário de início e término de cada atividade diariamente, em formato tabela, que caiba inteiro em uma folha tipo A4.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Visão semanal compacta (formato A4)

Organização dos blocos de estudo

Teoria (Alura)

• Cursos de:

• Python para dados
    • SQL
    • Estatística
    • Fundamentos de IA generativa

Prática (ESSENCIAL)

• Projetos pequenos:

• Análise de dados reais
    • Dashboards
    • Uso de IA (ex: prompts, automação)

Exercícios/Revisão

• Refazer códigos
  • Resumir aprendizados
  • Criar anotações (tipo Notion)

Ajustes inteligentes que fiz (e por quê)

• Terça e quinta com sobrinhos → coloquei estudo mais leve à noite
  • Sexta livre após 12h → descanso cognitivo (evita sobrecarga)
  • Sábado respeita sua crença → só estudo leve após 18h
  • Domingo → revisão + planejamento (acelera evolução)
  • Segunda → foco em aula ao vivo (sem sobrecarregar depois)

Se quiser evoluir ainda mais

Posso te entregar também:

• Um planner visual igual imagem (estilo Canva/LinkedIn)**
  • Um plano de 6 meses completo (do zero ao nível profissional)**
  • Um mapa de estudos da Alura + IA generativa passo a passo**

Só me diga o que você quer aprofundar.

2 respostas

Oi, Karine, como vai?

Gostei bastante de ver como você organizou sua rotina de estudos considerando todas as suas responsabilidades e compromissos pessoais. O cronograma que você criou demonstra um planejamento realista que respeita seus valores religiosos, sua rotina familiar e ainda consegue distribuir os estudos de forma equilibrada ao longo da semana.

A estrutura que você montou com blocos específicos de Teoria, Prática e Exercícios/Revisão mostra uma compreensão sólida de como aprender tecnologia de forma efetiva. Você não está apenas consumindo conteúdo, mas também criando momentos para aplicar o conhecimento em projetos e revisar o que estudou. A escolha de colocar estudos mais leves nos dias em que você cuida dos sobrinhos é um ajuste inteligente que evita sobrecarga cognitiva.

Parabéns por criar uma rotina tão bem adaptada à sua realidade. Continue compartilhando sua evolução e fique à vontade para trazer dúvidas ou ajustes que queira fazer ao longo do tempo.

O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Mike! Tudo bem?

Muito obrigada pelo feedback e pelas observações sobre o meu cronograma de estudos!

Fico muito feliz em saber que a organização da rotina transmitiu equilíbrio e realismo dentro das minhas responsabilidades pessoais e objetivos de aprendizado. Procurei montar um planejamento que respeitasse minha rotina diária e, ao mesmo tempo, me permitisse evoluir de forma consistente nos estudos.

Também achei muito importante sua observação sobre dividir os estudos entre teoria, prática e revisão. Tenho percebido que essa combinação realmente ajuda a fixar melhor o conteúdo e tornar o aprendizado mais eficiente.

Agradeço muito pelo incentivo, pela análise cuidadosa e pela disponibilidade em acompanhar minha evolução. Isso motiva bastante a continuar estudando e compartilhando minhas atividades no fórum.

Abraço!