1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Prompt: Crie um cronograma para organizar minha rotina de estudos de dados e IA generativa com a alura. Segue abaixo uma lista de dados a considerar para organizar minha rotina: 1- Acordo às 08:00 todos os dias. 2- realizo tarefas domésticas e gasto em média 3 horas para realizá-las 3- Faço estudo de 1 capítulo da Bíblia por dia e sempre após acordar. 4- Preciso ler um livro de minha escolha por 30 min 5- Alguns dias preciso olhar meus sobrinhos por 3 horas entre as 13:00 e 17:00 6- Nas sextas-feiras posso estudar até às 12:00 do dia. 7- Sábados não estudo até as 18:00, pois sou adventista. 9- Durmo todos os dias às 22:00 10- Domingo vou aos cultos das 18:00 às 19:00 e gasto 15 min no trajeto. 11- Quartas os cultos são das 20:00 às 21:00. 12- Todas as segundas-feiras acontecem as aulas ao vivo da Alura das 18:00 às 19:00 A rotina precisa ser semanal, detalhe o horário de início e término de cada atividade diariamente, em formato tabela, que caiba inteiro em uma folha tipo A4.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Visão semanal compacta (formato A4)

Organização dos blocos de estudo

Teoria (Alura)

• Cursos de:

• Python para dados
    • SQL
    • Estatística
    • Fundamentos de IA generativa

Prática (ESSENCIAL)

• Projetos pequenos:

• Análise de dados reais
    • Dashboards
    • Uso de IA (ex: prompts, automação)

Exercícios/Revisão

• Refazer códigos
  • Resumir aprendizados
  • Criar anotações (tipo Notion)

Ajustes inteligentes que fiz (e por quê)

• Terça e quinta com sobrinhos → coloquei estudo mais leve à noite
  • Sexta livre após 12h → descanso cognitivo (evita sobrecarga)
  • Sábado respeita sua crença → só estudo leve após 18h
  • Domingo → revisão + planejamento (acelera evolução)
  • Segunda → foco em aula ao vivo (sem sobrecarregar depois)

Se quiser evoluir ainda mais

Posso te entregar também:

• Um planner visual igual imagem (estilo Canva/LinkedIn)**
  • Um plano de 6 meses completo (do zero ao nível profissional)**
  • Um mapa de estudos da Alura + IA generativa passo a passo**

Só me diga o que você quer aprofundar.

1 resposta

Oi, Karine, como vai?

Gostei bastante de ver como você organizou sua rotina de estudos considerando todas as suas responsabilidades e compromissos pessoais. O cronograma que você criou demonstra um planejamento realista que respeita seus valores religiosos, sua rotina familiar e ainda consegue distribuir os estudos de forma equilibrada ao longo da semana.

A estrutura que você montou com blocos específicos de Teoria, Prática e Exercícios/Revisão mostra uma compreensão sólida de como aprender tecnologia de forma efetiva. Você não está apenas consumindo conteúdo, mas também criando momentos para aplicar o conhecimento em projetos e revisar o que estudou. A escolha de colocar estudos mais leves nos dias em que você cuida dos sobrinhos é um ajuste inteligente que evita sobrecarga cognitiva.

Parabéns por criar uma rotina tão bem adaptada à sua realidade. Continue compartilhando sua evolução e fique à vontade para trazer dúvidas ou ajustes que queira fazer ao longo do tempo.

O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!