1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

A partir das respostas que dei a perguntas-chave propostas pelo ChatGPT, meu perfil de aprendizagem foi definido como de predominância cinestésica/prática, com apoio em leitura/escrita, e foram indicadas as seguintes estratégias de estudo:

Prática ativa:

Realize exercícios práticos sempre que possível (ex.: simulados, experimentos, estudos de caso).

Envolva-se em workshops, grupos de estudo com atividades, ou mesmo crie suas próprias simulações.

Aplicação imediata:

Ao estudar algo novo, busque aplicar o conhecimento no mesmo dia (resolver problemas, construir algo físico ou digital).

Use técnicas de “ensinar alguém” aplicando exemplos práticos.

Aprendizado multimodal com foco na prática:

Misture leitura/escrita para consolidar a parte teórica (resumos, esquemas escritos) e depois passe rapidamente para a prática.

Use flashcards com exercícios aplicáveis, não só definições.

Ambientes propícios:

Priorize ambientes que ofereçam recursos para experimentação (laboratórios, oficinas, plataformas de simulação online).

Evite passividade: se estiver em uma aula expositiva, tente transformar o que aprendeu em algo ativo logo após.

Redigi um prompt dando detalhes sobre minha disponibilidade para fazer um curso online e qual é a dinâmica desse curso, pedindo ao ChatGPT que me sugerisse uma rotina de estudos, baseando-se também no diagnóstico feito sobre meu perfil de aprendizagem. O prompt foi o seguinte:

Estou fazendo um curso online e preciso dedicar três horas por dia a ele. Como estou de licença para fazer esse curso, e as aulas são gravadas, posso estudar em qualquer turno, mas pela manhã, após as atividades físicas que pratico das 8h às 9h, e no início da tarde, após o almoço, são momentos mais produtivos para mim. 

O curso tem aulas em vídeo, exercícios a cada aula e indicações de artigos para leitura e de episódios de podcast para complementarem o aprendizado.

Concentro meus estudos de segunda a sexta, e tenho até o dia 30 de maio para concluí-los.

Com base no meu perfil de aprendizado e nas informações que acabei de passar, qual sugestão você me dá para organizar minha rotina de estudos?

O ChatGPT meu deu a resposta a seguir, e vou procurar seguir essa rotina, com as adaptações e mudanças necessárias ao longo do tempo:

**Rotina diária sugerida (exemplo para manhã ou início da tarde):**

**Sessão 1: Aquecimento rápido (15 min)**
- Revise rapidamente o conteúdo anterior:
  - Veja suas próprias **anotações/resumos**.
  - Liste o que ainda está **pendente ou com dúvidas.**

*Por que?* Isso ativa sua memória escrita e te ajuda a entrar no ritmo.

**Sessão 2: Aula + Exercício imediato (90 min)**
- Assista a uma ou duas vídeo-aulas.
- **Pausa curta (5 min)** entre uma e outra para anotar dúvidas.
- Após cada vídeo, **faça imediatamente o exercício correspondente.**

*Por que?* Você aprende melhor **fazendo** logo após consumir o conteúdo. Evita a passividade e melhora retenção.

**Sessão 3: Complemento ativo (45 min)**
- Leia os artigos sugeridos **com objetivo prático**:  
  - **Grife ou anote** pontos que possam ser aplicados nos exercícios.  
  - Se houver algo aplicável imediatamente, tente transformar em mini-resumo ou esquema prático.

*Por que?* Apesar de serem leituras, sua retenção aumenta se você **escrever e conectar à prática**.

**Sessão 4: Fixação ou alternativa (30 min)**  
Aqui você pode variar entre:  
- Escutar o podcast **fazendo anotações rápidas** ou um esquema visual.  
**OU**  
- Revisar exercícios já feitos para reforçar e **verificar se consegue aplicá-los sem olhar suas anotações.**

*Por que?* Isso traz variedade e permite que você finalize a sessão de estudo com uma visão mais ampla ou revisão prática.

**Horários ideais:**

**Se escolher o período da manhã:**
- 9h15 às 12h15 (após suas atividades físicas)

**Se escolher o período da tarde:**
- 13h30 às 16h30 (após o almoço)

Você pode também mesclar: 1h30 na manhã e 1h30 à tarde, se quiser dividir o foco.

**Estratégia geral até 30 de maio:**

- **Planejamento semanal (segunda de manhã):** Liste os módulos/aulas que quer completar na semana e defina metas práticas (ex.: "Quero terminar 5 aulas e todos os exercícios + 2 artigos").

- **Sexta-feira (última meia hora):** Faça um balanço da semana:  
  - O que foi mais difícil?  
  - O que você aplicou bem?  
  - Alguma dúvida que precise de pesquisa ou apoio externo?

- **Checkpoint (meio do mês):** Reserve uma manhã/tarde para revisão geral de todo o conteúdo já feito, aplicando exercícios ou resumos globais.

**Dicas extras (baseadas no seu perfil):**

- Crie um **quadro de progresso visual** (mesmo simples, num caderno ou planner) marcando o que já completou.  
- Se possível, simule explicar algum conceito para alguém (ou para si mesmo em voz alta) aplicando um exercício prático, reforçando o aprendizado ativo.
1 resposta

Oi, Marcos! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua rotina com a comunidade Alura.

Sua aplicação prática do diagnóstico de aprendizagem com o ChatGPT foi muito bem pensada! A combinação de sessões curtas, foco na aplicação imediata e planejamento semanal mostra um domínio claro do que funciona para seu perfil cinestésico. Gostei especialmente da ideia de revisar com objetivo prático, o que valoriza a autonomia e evita passividade.

Uma dica interessante para o futuro é incluir microdesafios diários, como este:

"Hoje vou aplicar o conceito X explicando em voz alta para mim mesmo como se estivesse ensinando alguém."

Esse tipo de desafio ativo ajuda a consolidar o conteúdo com mais profundidade e mantém sua motivação constante.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!