A partir das respostas que dei a perguntas-chave propostas pelo ChatGPT, meu perfil de aprendizagem foi definido como de predominância cinestésica/prática, com apoio em leitura/escrita, e foram indicadas as seguintes estratégias de estudo:
Prática ativa:
Realize exercícios práticos sempre que possível (ex.: simulados, experimentos, estudos de caso).
Envolva-se em workshops, grupos de estudo com atividades, ou mesmo crie suas próprias simulações.
Aplicação imediata:
Ao estudar algo novo, busque aplicar o conhecimento no mesmo dia (resolver problemas, construir algo físico ou digital).
Use técnicas de “ensinar alguém” aplicando exemplos práticos.
Aprendizado multimodal com foco na prática:
Misture leitura/escrita para consolidar a parte teórica (resumos, esquemas escritos) e depois passe rapidamente para a prática.
Use flashcards com exercícios aplicáveis, não só definições.
Ambientes propícios:
Priorize ambientes que ofereçam recursos para experimentação (laboratórios, oficinas, plataformas de simulação online).
Evite passividade: se estiver em uma aula expositiva, tente transformar o que aprendeu em algo ativo logo após.
Redigi um prompt dando detalhes sobre minha disponibilidade para fazer um curso online e qual é a dinâmica desse curso, pedindo ao ChatGPT que me sugerisse uma rotina de estudos, baseando-se também no diagnóstico feito sobre meu perfil de aprendizagem. O prompt foi o seguinte:
Estou fazendo um curso online e preciso dedicar três horas por dia a ele. Como estou de licença para fazer esse curso, e as aulas são gravadas, posso estudar em qualquer turno, mas pela manhã, após as atividades físicas que pratico das 8h às 9h, e no início da tarde, após o almoço, são momentos mais produtivos para mim.
O curso tem aulas em vídeo, exercícios a cada aula e indicações de artigos para leitura e de episódios de podcast para complementarem o aprendizado.
Concentro meus estudos de segunda a sexta, e tenho até o dia 30 de maio para concluí-los.
Com base no meu perfil de aprendizado e nas informações que acabei de passar, qual sugestão você me dá para organizar minha rotina de estudos?
O ChatGPT meu deu a resposta a seguir, e vou procurar seguir essa rotina, com as adaptações e mudanças necessárias ao longo do tempo:
**Rotina diária sugerida (exemplo para manhã ou início da tarde):**
**Sessão 1: Aquecimento rápido (15 min)**
- Revise rapidamente o conteúdo anterior:
- Veja suas próprias **anotações/resumos**.
- Liste o que ainda está **pendente ou com dúvidas.**
*Por que?* Isso ativa sua memória escrita e te ajuda a entrar no ritmo.
**Sessão 2: Aula + Exercício imediato (90 min)**
- Assista a uma ou duas vídeo-aulas.
- **Pausa curta (5 min)** entre uma e outra para anotar dúvidas.
- Após cada vídeo, **faça imediatamente o exercício correspondente.**
*Por que?* Você aprende melhor **fazendo** logo após consumir o conteúdo. Evita a passividade e melhora retenção.
**Sessão 3: Complemento ativo (45 min)**
- Leia os artigos sugeridos **com objetivo prático**:
- **Grife ou anote** pontos que possam ser aplicados nos exercícios.
- Se houver algo aplicável imediatamente, tente transformar em mini-resumo ou esquema prático.
*Por que?* Apesar de serem leituras, sua retenção aumenta se você **escrever e conectar à prática**.
**Sessão 4: Fixação ou alternativa (30 min)**
Aqui você pode variar entre:
- Escutar o podcast **fazendo anotações rápidas** ou um esquema visual.
**OU**
- Revisar exercícios já feitos para reforçar e **verificar se consegue aplicá-los sem olhar suas anotações.**
*Por que?* Isso traz variedade e permite que você finalize a sessão de estudo com uma visão mais ampla ou revisão prática.
**Horários ideais:**
**Se escolher o período da manhã:**
- 9h15 às 12h15 (após suas atividades físicas)
**Se escolher o período da tarde:**
- 13h30 às 16h30 (após o almoço)
Você pode também mesclar: 1h30 na manhã e 1h30 à tarde, se quiser dividir o foco.
**Estratégia geral até 30 de maio:**
- **Planejamento semanal (segunda de manhã):** Liste os módulos/aulas que quer completar na semana e defina metas práticas (ex.: "Quero terminar 5 aulas e todos os exercícios + 2 artigos").
- **Sexta-feira (última meia hora):** Faça um balanço da semana:
- O que foi mais difícil?
- O que você aplicou bem?
- Alguma dúvida que precise de pesquisa ou apoio externo?
- **Checkpoint (meio do mês):** Reserve uma manhã/tarde para revisão geral de todo o conteúdo já feito, aplicando exercícios ou resumos globais.
**Dicas extras (baseadas no seu perfil):**
- Crie um **quadro de progresso visual** (mesmo simples, num caderno ou planner) marcando o que já completou.
- Se possível, simule explicar algum conceito para alguém (ou para si mesmo em voz alta) aplicando um exercício prático, reforçando o aprendizado ativo.