1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: construa o seu Prompt

Redigi os seguintes prompts para pedir auxílio ao Gemini:

PROMPT 1

Quero criar um cronograma para postagens no Instagram a fim de aumentar a presença da minha empresa na rede e conquistar um maior engajamento do meu público-alvo. Quero indicações de postagens em diversos formatos: carrossel, stories e reels.

Abaixo seguem as informações sobre a minha empresa:

Nome da marca: Startup XYZ
Serviços/Produtos: Oferecemos soluções para criar planos de ação e PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) personalizados para profissionais de diversas áreas, focando na progressão de carreiras.
Tema: Preciso de ajuda para construir um cronograma de postagens de conteúdo para aumentar a presença da nossa marca nas redes sociais.
Público-alvo: Profissionais de mercado que trabalham em empresas e buscam evoluir em suas carreiras, alcançando objetivos como aumento de remuneração, promoções de cargo e desenvolvimento pessoal.
Diferencial de mercado: Personalização dos planos de ação e PDIs, ajustados às necessidades específicas de cada profissional.

Quero que as postagens tenham um tom de voz formal, objetivo, transparente e simplificado, evitando linguagem burocrática.

Com base nas informações acima, crie esse cronograma, dividido por dias da semana, com indicações de temas para cada dia e exemplos, frequência das postagens e formatos diários que não sejam repetitivos.

PROMPT 2

Agora, a partir das sugestões que você fez acima, escolha o tema indicado para um dos dias da semana e crie legendas e narração para sugestão de um vídeo no YouTube.

Abaixo, seguem trechos das respostas da IA. Achei muito interessante ela ter ido bem além do que pedi, propondo chamadas para ação e dicas de análise de métricas, hashtags e interação com a audiência, entre outras. Foi tudo muito detalhado, respeitando bem meus comandos.

RESPOSTA 1

Frequência Ideal: Para construir uma presença sólida e manter o engajamento, sugiro uma frequência de 3-5 posts no feed por semana (alternando formatos como carrossel e imagem única) e 3-7 sequências de Stories por semana, além de 1-2 Reels por semana. Essa combinação permite manter a audiência atualizada e engajada sem sobrecarregá-la.

Cronograma Semanal de Conteúdo:
Aqui está uma sugestão de temas e formatos, distribuídos ao longo da semana para manter a variedade e o interesse:

Segunda-feira: Foco e Planejamento

Tema Central: A importância do planejamento para a progressão na carreira.
Formato Sugerido:
Feed (Carrossel): "Comece a Semana com o Pé Direito: 3 Passos Essenciais para Definir suas Metas de Carreira".
Exemplo:
Slide 1: Imagem inspiradora com o título.
Slide 2: Passo 1: Autoconhecimento – Entenda seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento. (Texto curto e objetivo).
Slide 3: Passo 2: Defina Metas SMART – Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. (Breve explicação de cada letra).
Slide 4: Passo 3: Crie um Plano de Ação Inicial – Quais os primeiros passos práticos que você pode dar esta semana?
Slide 5: CTA (Chamada para Ação): "Precisa de ajuda para criar um plano de ação personalizado? A Startup XYZ te guia nesse processo. Saiba mais no link da bio."

RESPOSTA 2

Ok, vamos escolher o tema da Terça-feira: Desenvolvimento e Habilidades e expandir a ideia do Reels "3 Soft Skills Indispensáveis para sua Carreira em [Ano Atual]" para um vídeo mais completo no YouTube.

Tema Escolhido: Desenvolvimento e Habilidades
Conceito do Vídeo do YouTube: "As 3 Soft Skills Essenciais para Alavancar sua Carreira em [Ano Atual] e Como um PDI Personalizado Pode Ajudá-lo"

Objetivo do Vídeo: Educar o público sobre a importância de soft skills específicas, conectar essa necessidade com a solução da Startup XYZ (PDI personalizado) e incentivar a busca por desenvolvimento contínuo.

Roteiro e Narração para o Vídeo do YouTube:
Título do Vídeo: As 3 Soft Skills CRUCIAIS para sua Carreira em [Ano Atual] (e como um PDI Personalizado te Impulsiona)

(0:00-0:10) Introdução Dinâmica

Visual: Vinheta rápida da Startup XYZ. Em seguida, um profissional em um ambiente de trabalho moderno, olhando para o futuro com confiança. Sobreposição de texto: "Sua Carreira em Ascensão".
Narração: "Você está buscando dar o próximo passo na sua carreira? Quer se destacar em um mercado cada vez mais competitivo? Hoje, vamos revelar 3 soft skills cruciais que podem transformar sua trajetória profissional em [Ano Atual]. E mais: como um Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI, feito sob medida para você, pode ser a chave para masterizá-las."
1 resposta

Olá, Marcos Adriano!

Mais um ótimo exemplo de como utilizar a IA de forma estratégica! Seus prompts para o Gemini, tanto para o cronograma de postagens no Instagram quanto para o roteiro do vídeo no YouTube para a "Startup XYZ", foram muito bem detalhados e direcionados.

É interessante sua observação de que a IA foi além do solicitado, oferecendo sugestões valiosas como CTAs, dicas de métricas e hashtags, o que demonstra a capacidade da ferramenta em expandir o planejamento quando bem instruída. Os trechos das respostas que você compartilhou mostram um conteúdo bem alinhado, mandou bem!

Parabéns pela consistência na elaboração de prompts eficazes e pelos resultados obtidos!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso