1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Olá!

Na minha realidade de professor pensei em ensinar o que é engenharia de prompt para meus alunos, aplicando os conceitos de zero-shot, one-shot e few-shot prompting:

1. Zero-shot prompting
Prompt:

Explique o que é engenharia de prompt e por que ela é importante no desenvolvimento de aplicações com modelos de linguagem.

Resposta Maritaca AI:

Engenharia de prompt é o processo de criar comandos ou perguntas de maneira estratégica e eficiente para obter respostas mais precisas e úteis de modelos de linguagem, como chatbots baseados em inteligência artificial. O termo "prompt" refere-se à entrada de texto que é fornecida ao modelo para que ele gere uma resposta.

...

A engenharia de prompt é uma habilidade importante para qualquer pessoa que deseje utilizar modelos de linguagem de maneira eficaz, seja para fins profissionais, educacionais ou pessoais. Profissionais de diversas áreas, como programadores, designers de interação, pesquisadores e até mesmo escritores, podem se beneficiar ao aprender a construir prompts que maximizem o potencial dos modelos de linguagem.

Além disso, a engenharia de prompt também envolve a iteração e o teste de diferentes abordagens para entender qual delas gera a resposta mais útil. Isso pode incluir ajustar palavras-chave, mudar a ordem das informações ou até mesmo usar técnicas mais avançadas, como a criação de "personas" para o modelo ou a inclusão de exemplos para ilustrar o tipo de resposta desejada.

2. One-shot prompting
Prompt:
Dê um exemplo prático de como usar engenharia de prompt.
Exemplo:
Pergunta: 'Como eu posso ensinar meus alunos a criar prompts eficazes?'
Resposta: 'Uma estratégia é mostrar exemplos de prompts bem estruturados.'

Resposta Maritaca AI:

Pergunta: "Como eu posso ensinar meus alunos a criar prompts eficazes?"

Resposta: "Uma estratégia eficaz é começar com exemplos práticos e bem estruturados de prompts. Por exemplo, ao invés de perguntar genericamente 'Fale sobre a Revolução Industrial', você pode usar um prompt mais detalhado como 'Descreva as principais inovações tecnológicas da Revolução Industrial e explique como elas transformaram a sociedade, em um texto de três parágrafos, onde o primeiro parágrafo deve abordar as inovações, o segundo as mudanças sociais e econômicas resultantes, e o terceiro as consequências ambientais'."

Essa abordagem de engenharia de prompt oferece:

Clareza: O prompt especifica o que deve ser abordado, evitando respostas vagas.
Estrutura: Define a organização da resposta em três parágrafos, cada um com um foco específico.
Contexto: Fornece o contexto histórico e os aspectos que devem ser considerados (tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais).
Instruções: Inclui instruções sobre o formato da resposta, facilitando a compreensão e a execução da tarefa.
Objetivo: Estabelece um objetivo claro de aprendizado, que é entender a Revolução Industrial de maneira abrangente.
Ao mostrar aos alunos como estruturar seus prompts dessa maneira, eles aprendem a solicitar informações de forma mais eficiente e a obter respostas detalhadas e organizadas, o que pode melhorar significativamente a qualidade do aprendizado e das interações com modelos de linguagem.

3. Few-shot prompting
Prompt:
Crie três exercícios para meus alunos praticarem engenharia de prompt, seguindo os exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Pergunta: 'Como eu posso usar prompts para ensinar matemática básica?'
Resposta: 'Você pode usar prompts como: "Resolva o seguinte problema: Se um aluno tem 8 lápis e ganha mais 4, quantos lápis ele tem agora?"'
Exemplo 2:
Pergunta: 'Como eu posso usar prompts para avaliar a compreensão de texto dos alunos?'
Resposta: 'Peça para eles criarem prompts como: "Resuma o seguinte parágrafo em uma frase: [insira o texto aqui]."'

Resposta Maritaca AI:

Exercício 1: Ensino de Matemática Básica
Pergunta: "Como eu posso usar prompts para ensinar matemática básica?"
Resposta: "Você pode usar prompts como: 'Resolva o seguinte problema: Um jardim tem 15 flores. Se 7 flores forem colhidas, quantas flores restarão? Além disso, explique o processo de subtração utilizado na solução.'"

Exercício 2: Avaliação de Compreensão de Texto
Pergunta: "Como eu posso usar prompts para avaliar a compreensão de texto dos alunos?"
Resposta: "Peça para eles criarem prompts como: 'Leia o parágrafo a seguir e identifique a ideia principal: 'A floresta amazônica, conhecida como o pulmão do mundo, é essencial para a regulação do clima global. Ela abriga milhões de espécies de plantas e animais, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.' Resuma a ideia principal em uma frase.'"

1 resposta

Olá, Michel! Como vai?

Gostei demais da aplicação pedagógica dos conceitos de engenharia de prompt!

Sua resposta mostra criatividade ao adaptar os conceitos de zero-shot, one-shot e few-shot para o contexto educacional, clareza na explicação dos exemplos e sensibilidade ao propor atividades que estimulam o pensamento crítico dos alunos. A abordagem prática e contextualizada valoriza o aprendizado ativo e torna o tema acessível e envolvente.

Uma sugestão para o futuro seria incluir momentos de reflexão coletiva após os exercícios, para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!