Optei por testar a Análise de sentimentos. Coletei alguns comentários de usuários reais aleatoriamente no Bookin.com e segui o modelo de prompt sugerido:
Testei primeiro no Sábia-3.1:
Positivo
"Infelizmente, o quarto estava sujo e com um cheiro desagradável de cigarro, além disso, o serviço de quarto era lento e ineficiente."
- Negativo
"Adoramos a piscina aquecida e o atendimento excelente do staff, que sempre estava disposto a nos ajudar."
- Positivo
"O local tem uma vibe muito boa, próximo a pontos turísticos e com uma vista deslumbrante."
- Positivo
Na sequência, testei no ChatGPT:
Perfeito — o terceiro trecho (“O espaço era aconchegante...”) também é positivo, pois expressa satisfação com o ambiente e o atendimento.
Quer que eu monte uma tabela com o sentimento (positivo/negativo) de cada trecho ou deseja que eu analise o tom e principais aspectos mencionados (ex: limpeza, conforto, atendimento etc.)?
Aceitei a sugestão com Sim:
Perfeito! Aqui está uma tabela com a análise dos trechos que você enviou:
Trecho | Sentimento | Aspectos mencionados |
---|---|---|
"Infelizmente os nossos quartos tinha um cheiro forte de mofo, e bastante pernilongo e baratas, a televisão tbm deixou a desejar, não conseguimos acessar nada, devido ao aplicativo instalado." | Negativo | Limpeza, conforto, manutenção, tecnologia/entretenimento |
"Gostamos da localização, do café da manhã e do visual externo da pousada." | Positivo | Localização, alimentação, ambiente/visual |
"O espaço era aconchegante, decoração incrível e recepção calorosa por parte de todos os funcionários." | Positivo | Ambiente/decoração, atendimento, conforto |
Se quiser, posso expandir a tabela para incluir uma pontuação de sentimento ou resumir os pontos fortes e fracos da pousada com base nesses trechos. Quer que eu faça isso?
Também aceitei essa nova sugestão; Sim:
Perfeito! Com base nos trechos que você enviou, aqui está um resumo dos pontos fortes e fracos da pousada, junto com uma pontuação de sentimento simples (em uma escala de -1 a +1, onde -1 é totalmente negativo, 0 é neutro e +1 é totalmente positivo):
Trecho | Sentimento | Pontuação | Aspectos mencionados |
---|---|---|---|
"Infelizmente os nossos quartos tinha um cheiro forte de mofo, e bastante pernilongo e baratas, a televisão tbm deixou a desejar, não conseguimos acessar nada, devido ao aplicativo instalado." | Negativo | -1 | Limpeza, conforto, manutenção, tecnologia/entretenimento |
"Gostamos da localização, do café da manhã e do visual externo da pousada." | Positivo | +0.7 | Localização, alimentação, ambiente/visual |
"O espaço era aconchegante, decoração incrível e recepção calorosa por parte de todos os funcionários." | Positivo | +0.9 | Ambiente/decoração, atendimento, conforto |
Resumo dos pontos fortes:
- Ambiente aconchegante e bem decorado
- Atendimento caloroso dos funcionários
- Boa localização e café da manhã agradável
- Visual externo agradável
Resumo dos pontos fracos:
- Quartos com cheiro de mofo e presença de insetos
- Problemas na manutenção da televisão e do aplicativo
- Questões de limpeza e conforto nos quartos
Comentários: o ChatGPT após o primeiro prompt gerou uma resposta bem básica enquanto o Sabiá retornou com a reposta tal qual modelo enviado. Porém, o ChatGPT automaticamente deu sugestões muito valiosas para o caso de eu estar fazendo essa análise ou similares de verdade.