2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: comandos com exemplos

A atividade teve como objetivo fornecer exemplos de comentários para a IA. Escolhi trabalhar com classificações pré-definidas como Positivo, Negativo e Neutro. Com base nos exemplos que forneci, esperava-se que a IA aplicasse a mesma lógica para classificar comentários reais recebidos pela empresa, que atua no setor de turismo.

Os comentários foram corretamente classificados de acordo com o esperado; no entanto, o resultado retornado pela IA não seguiu exatamente o mesmo formato estrutural apresentado nos exemplos fornecidos inicialmente.

Prompt

Preciso que avalie alguns comentarios e os classifique, irei te passar uns exemplos para você seguir:

Exemplos:

• Adorei minha viagem com o Zupper
    R: Positivo

• #MelhorViagemdaVida

• Quero meu dinheiro de volta, NÃO CONSIGO FALAR POR NENHUM CANAL DE ATENDIMENTO!!!
    R: Negativo
  • Legal, mas podia ser melhor
    R: Neutro
  • JÁ QUERO A PROXIMA VIAGEM!!
  • Minha experiencia foi horrivel, não recomendo para ninguem.
    R: Negativo
    Como você pode ver, a avaliação é feita por "Positovo", "Negativo" e "Neutro".

**A seguir, os comentarios para classificar: **

• Compramos viagem para Bahia com melhor preço, indiscutível, confiável, pode comprar tranquilo. Penso que as negativas de alguns se dá por conta de troca de voo reembolso, confusão que o pessoal cria…
  • Fui convencido pelo preço e acabei tendo uma experiência muito ruim. Adquiri passagens na sexta-feira. Dentro do próprio fim de semana (e portanto em dias não úteis) a Zupper me enviou um email solicitando uma alteração de dados e na sequência cancelou meu pedido. Com isso, na segunda-feira tive a desagradável surpresa de que eu não tinha mais as passagens, e com isso tive que comprar novamente a preços bem mais altos.
  • Uma porcaria. Minha esposa e minha filha estão no aeroporto desde as 5:45. Voo era às 8:45 e não tinha passagem. Ninguém resolveu o problema. Um jogando a bomba na mão do outro. Tudo pago!!! Nao comprem por essa agência. Tiveram que comprar outra pela empresa aérea para poderem seguir viagem. Mas vão pagar! Nao tenha dúvidas!
  • Sem problemas, foi a primeira vez que comprei com a agência de forma online e deu tudo certo. Logo após a compra em pouco tempo recebi a confirmação e o localizador na companhia área
  • Maravilhosa empresa e íntegra,fiz o cancelamento de uma passagem aérea e recebi no dia seguinte o valor integral da compra na conta! Totalmente confiáveis e apoio a todos tempo no e-mail!

Resultado

1.
Comentário:
“Compramos viagem para Bahia com melhor preço, indiscutível, confiável, pode comprar tranquilo.
Penso que as negativas de alguns se dá por conta de troca de voo reembolso, confusão que o pessoal cria…”
Classificação: Positivo
Justificativa: O tom geral é de recomendação, elogia o preço e a confiabilidade, minimizando críticas de outros.

2.
Comentário:
“Fui convencido pelo preço e acabei tendo uma experiência muito ruim. Adquiri passagens na sexta-feira. Dentro do próprio fim de semana (e portanto em dias não úteis) a Zupper me enviou um email solicitando uma alteração de dados e na sequência cancelou meu pedido. Com isso, na segunda-feira tive a desagradável surpresa de que eu não tinha mais as passagens, e com isso tive que comprar novamente a preços bem mais altos.”
Classificação: Negativo
Justificativa: Relata uma experiência ruim, perda de passagens e necessidade de compra mais cara.

3.
Comentário:
“Uma porcaria. Minha esposa e minha filha estão no aeroporto desde as 5:45. Voo era às 8:45 e não tinha passagem. Ninguém resolveu o problema. Um jogando a bomba na mão do outro. Tudo pago!!! Nao comprem por essa agência. Tiveram que comprar outra pela empresa aérea para poderem seguir viagem. Mas vão pagar! Nao tenha dúvidas!”
Classificação: Negativo
Justificativa: Crítica direta, experiência extremamente frustrante e com recomendação clara de não compra.

4.
Comentário:
“Sem problemas, foi a primeira vez que comprei com a agência de forma online e deu tudo certo. Logo após a compra em pouco tempo recebi a confirmação e o localizador na companhia área”
Classificação: Positivo
Justificativa: Relato de uma boa experiência, elogia o processo e transmite confiança.

5.
Comentário:
“Maravilhosa empresa e íntegra, fiz o cancelamento de uma passagem aérea e recebi no dia seguinte o valor integral da compra na conta! Totalmente confiáveis e apoio a todos tempo no e-mail!”
Classificação:  Positivo
Justificativa: Elogios fortes à empresa, confiança, bom atendimento e eficiência no reembolso.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Olá, Ana Beatriz! Tudo bem?

Parabéns por compartilhar seu projeto de forma tão detalhada e com uma aplicação prática excelente para a área de marketing!

Sua observação sobre o formato da resposta da IA ser diferente dos exemplos é muito perspicaz. Isso acontece porque, além de seguir o padrão, o modelo também tenta ser o mais útil possível, inferindo que você gostaria de uma justificativa para cada classificação.

Para refinar ainda mais o resultado e forçar o formato exato que você deseja, você poderia adicionar uma instrução final ao seu prompt, algo como: Responda apenas com a classificação ("Positivo", "Negativo" ou "Neutro"), seguindo o formato "R: [classificação]".

Você demonstrou uma ótima compreensão da técnica de few-shot prompting e um olhar analítico apurado. Continue com essa dedicação!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Olá, Ana.
Achei bem interessante a sua comparação.
Parabéns!