Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: chat com memória

Neste exercício, montei um chat com memória usando LangChain, organizando a conversa com ChatPromptTemplate e separando as mensagens de sistema, histórico e usuário. Também testei perguntas em lote para simular múltiplas interações com a aplicação. Para manter o contexto de cada conversa, criei um dicionário em memória com identificador de sessão, usando uma função que recupera sempre o mesmo histórico daquela sessão. Assim, cada conversa segue seu próprio fluxo sem misturar contexto com outras.

Como em todas as atividades estou enfrentando problema no consumo, com relação a esse problema não consigo resolver sem adquirir fundos! como eu não identifiquei problema no código estou postando à baixo o código.
Respeitosamente.

https://github.com/Moquiuti/LangChainePython/blob/main/chat_com_mem%C3%B3ria.ipynb

2 respostas

Oi, Leandro! Tudo bem?

Poxa, parabéns pela estrutura do seu projeto! O uso do ChatPromptTemplate com o MessagesPlaceholder para o histórico está certinho, e a lógica de dicionário para gerenciar as sessões é exatamente o que o LangChain propõe para manter fluxos independentes.

Analisando o erro que apareceu no seu log (o famoso 429 RESOURCE_EXHAUSTED), o problema não está no seu código Python em si. O que aconteceu foi o seguinte:

Você está utilizando o modelo gemini-2.5-flash na camada gratuita. Essa camada possui um limite de requisições por minuto e por dia.
Como é utilizado o método .batch(), o código tentou disparar várias perguntas quase ao mesmo tempo, o que estoura o limite da API rapidinho.
O erro 503 UNAVAILABLE também indica que os servidores do Google estavam com uma demanda muito alta no momento.

Como a mensagem diz "Please retry in...", basta esperar alguns segundos ou minutos para que sua cota seja resetada.

Seu código está muito bem organizado, Leandro! É super normal passar por esses "soluços" de infraestrutura quando estamos integrando APIs de IA.

Bons estudos!

Sucesso ✨

Imagem da comunidade
solução!

Olá Victor, muito obrigado pelo feedback, fico realmente agradecido.
Sigo no aprendizado.