Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: chat com memória

Neste exercício, montei um chat com memória usando LangChain, organizando a conversa com ChatPromptTemplate e separando as mensagens de sistema, histórico e usuário. Também testei perguntas em lote para simular múltiplas interações com a aplicação. Para manter o contexto de cada conversa, criei um dicionário em memória com identificador de sessão, usando uma função que recupera sempre o mesmo histórico daquela sessão. Assim, cada conversa segue seu próprio fluxo sem misturar contexto com outras.

Como em todas as atividades estou enfrentando problema no consumo, com relação a esse problema não consigo resolver sem adquirir fundos! como eu não identifiquei problema no código estou postando à baixo o código.
Respeitosamente.

https://github.com/Moquiuti/LangChainePython/blob/main/chat_com_mem%C3%B3ria.ipynb

2 respostas

Oi, Leandro! Tudo bem?

Poxa, parabéns pela estrutura do seu projeto! O uso do ChatPromptTemplate com o MessagesPlaceholder para o histórico está certinho, e a lógica de dicionário para gerenciar as sessões é exatamente o que o LangChain propõe para manter fluxos independentes.

Analisando o erro que apareceu no seu log (o famoso 429 RESOURCE_EXHAUSTED), o problema não está no seu código Python em si. O que aconteceu foi o seguinte:

Você está utilizando o modelo gemini-2.5-flash na camada gratuita. Essa camada possui um limite de requisições por minuto e por dia.
Como é utilizado o método .batch(), o código tentou disparar várias perguntas quase ao mesmo tempo, o que estoura o limite da API rapidinho.
O erro 503 UNAVAILABLE também indica que os servidores do Google estavam com uma demanda muito alta no momento.

Como a mensagem diz "Please retry in...", basta esperar alguns segundos ou minutos para que sua cota seja resetada.

Seu código está muito bem organizado, Leandro! É super normal passar por esses "soluços" de infraestrutura quando estamos integrando APIs de IA.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade
solução!

Olá Victor, muito obrigado pelo feedback, fico realmente agradecido.
Sigo no aprendizado.