Trabalhei com o seguinte prompt no ChatGPT para definir a BATNA e a ZOPA no problema definido pelo exercício:
Uma empresa da área de tecnologia vai lançar um software no mercado, mas, para isso, é preciso encontrar um acordo entre as áreas de Desenvolvimento de Produto e de Marketing de Vendas para definir a data de lançamento. Abaixo seguem descrições das duas partes com seus objetivos e limites para conclusão do software e seu lançamento.
PARTE 1 – Desenvolvimento de Produto (DV)
• Objetivo: Garantir a qualidade do software com testes completos e correções de bugs.
• Limite inferior: Precisa de mais 4 semanas além da data desejada por MV para finalizar os testes.
PARTE 1 – Marketing e Vendas (MV)
• Objetivo: Lançar o software durante um evento importante de tecnologia para maximizar o impacto da campanha de marketing.
• Limite superior: A data de lançamento desejada é 8 semanas a partir de agora, coincidente com o evento.
Baseado nas informações de contexto das duas partes apresentadas acima, preciso criar de forma resumida e simplificada qual seria a ZOPA e a BATNA da negociação. Lembrando que o DV precisa de 12 semanas para finalizar os testes do software, e o MV quer lança-lo em 8 semanas. O que você propõe?
A resposta que obtive foi a seguinte:
Ótimo! Vamos direto ao ponto.
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### **Definições rápidas antes da análise**:
* **ZOPA (Zona de Possível Acordo)**: intervalo entre o que cada parte está disposta a aceitar – ou seja, a área de sobreposição entre os limites mínimos de cada lado.
* **BATNA (Melhor Alternativa a um Acordo Negociado)**: o plano B caso a negociação não chegue a um acordo.
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### **ZOPA – Zona de Possível Acordo**
* **MV (Marketing e Vendas)** quer lançar o software em **8 semanas**.
* **DV (Desenvolvimento de Produto)** precisa de **12 semanas**.
**ZOPA não existe atualmente**, pois **não há sobreposição entre as posições**:
* MV quer 8 semanas no máximo.
* DV precisa de pelo menos 12 semanas.
**Conclusão:** A princípio, **não há ZOPA**. Para criar uma ZOPA, **alguma das partes terá que ceder ou trazer soluções criativas** (ex: lançamento parcial, MVP, fases de lançamento etc).
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### **BATNA de cada parte**
** Desenvolvimento de Produto (DV)**
* **BATNA**: Não lançar agora e manter a reputação por qualidade, mesmo perdendo a chance do evento. Lançamento futuro, com software mais estável e testado.
**Marketing e Vendas (MV)**
* **BATNA**: Lançar uma versão reduzida (MVP) ou redirecionar a campanha para outro produto ou funcionalidade, aproveitando o evento.
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### **Proposta prática e estratégica**
Para destravar a negociação e criar uma ZOPA:
* **Dividir o lançamento**: entregar uma versão funcional com os principais recursos em 8 semanas, com updates planejados nas semanas seguintes.
* **Compromisso claro**: DV entrega o MVP estável em 8 semanas, com funcionalidades secundárias sendo atualizadas após o evento.
Quer seguir agora para uma simulação baseada nesse cenário, onde você representa um dos lados na negociação?