1
resposta

[Projeto] Faça como eu fiz: alterar o tipo de gráfico

Gostei muito de aprender a utilizar os gráficos no Excel =)

Primeiro, ao longo das aulas, eu construí e formatei o gráfico abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Depois, para atender à tarefa, transformei o gráfico em Barras Agrupadas 3D. Para isso, segui esse caminho:

Clicar no gráfico > Ir na guia de Design > Clicar em "Alterar tipo de gráfico" > Selecionar "Barras" > Selecionar "Barras Agrupadas 3D".

Ficou assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Precisei adicionar um fundo também nos dados da planilha ao lado da barra, pelas cores que escolhi, para ficarem ainda mais visuais. Também fiz questão de marcar bem as linhas nos dois estilos de gráficos.

Um ponto importante: se eu excluir a planilha de referência dos dados, o gráfico é automaticamente excluído tbm? Reparei que, mesmo movendo o gráfico para uma nova planilha, ele permanece puxando valores de referência da planilha dinâmica que o Excel criou.

Ainda, nesse caso, para não exibir essa planilha de referência, a alternativa (única) seria clicar com o botão direito na planilha e ocultar sua exibição? ou tem alguma outra saída?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ei! Tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de praticar e explorar as opções de gráficos no Excel!

Sobre a sua primeira dúvida, a respota é sim. Se você excluir a planilha de origem que contém os dados utilizados como referência para o gráfico, o gráfico será excluído automaticamente. O gráfico no Excel é uma representação dinâmica dos dados. Ele não armazena os valores internamente; ele apenas "puxa" (linka) as células da planilha de origem.

E a segunda dúvida, este método que trouxe é o mais comum e prático. Porém, temos outras formas, que seriam, por exemplo, ocultar linhas/colunas ou proteger a planilha. Isso sem deixar de escondê-la totalmente.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!