1
resposta

[Projeto] Faça como eu faço:Exercícios de preparo de voz e expressão

Tenho tido a experiência de falar em publico a alguns anos, atraves da pregação de sermões na minha igreja local. No início era muito difícil pra mim, porém com o tempo foi se tornando algo mais prazeroso e fui melhorando a dinâmica, o nervosismo ainda existe porém é mais facil controla-lo.
Dois pontos que me ajudaram muito nesse desenvolvimento, primeiro ponto: falar em voz alto para si mesmo antes da apresentação, em frente ao espalho ou simplesmente falar em voz alta repetidas vezes até que consiga evoluir. Segundo ponto e mais importante na minha opinião: ser um leitor assíduo, quen quer falar precisa ter o que falar, e ser um leitor vai te dar recursos e ferramentas tanto linguísticas quanto de intelecto/conhecimento para poder falar em público (se preparar).

1 resposta

Olá, Guilherme! Como vai?

Achei muito interessante a sua experiência!

Você organizou de forma clara os desafios iniciais de falar em público, destacou muito bem a prática de exercícios vocais como preparação e ainda trouxe a leitura assídua como um recurso valioso para enriquecer a comunicação.

E o que você considera mais essencial para manter a confiança durante uma apresentação: treinar a voz antes ou investir na leitura constante?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!