1
resposta

[Projeto] Explorando probabilidades

Para uma melhor comparação, eu utilizei a mesma frase tanto no OpenAI ChatGPT quanto no Google AI Studio AI Studio. A frase utilizada foi:
“Quando está frio eu...”

Com o ChatGPT, eu utilizei o prompt copiado e fiz a troca das 5 palavras com maior probabilidade pelas 5 palavras com menor probabilidade.

Maior probabilidade:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Menor probabilidade:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para o playground, utilizei o AI Studio.
Utilizei as temperaturas 0, 1, 1.5 e 2, mas a resposta foi sempre igual. Pesquisei e desativei a função Grounding with Google Search, fechei e abri novamente, mas, mesmo assim, a resposta continuou a mesma
uso (24.5%)
1. visto (18.2%)
2. gosto (12.4%)
3. fico (10.1%)
4. sinto (7.8%)

1 resposta

Oii Bruno, tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua exploração aqui no fórum, comparar as respostas do ChatGPT com o AI Studio foi uma ótima iniciativa e com certeza vai ajudar outros alunos que passarem por aqui.

Sobre o comportamento que você observou no AI Studio com diferentes temperaturas: isso é algo que pode acontecer dependendo da frase usada. Frases mais "óbvias" ou com um contexto muito forte tendem a convergir para a mesma resposta mesmo com temperatura mais alta, porque as probabilidades das palavras mais prováveis são bem superiores às demais. Ou seja, mesmo com temperatura 2, a diferença entre as probabilidades pode não ser suficiente para mudar a escolha do modelo. Vale testar com frases mais abertas ou ambíguas, como "A vida é..." ou "Ontem eu pensei em...", para ver variações mais perceptíveis.

Sobre as probabilidades que você listou no AI Studio, a palavra "uso" com 24.5% como mais provável para "Quando está frio eu..." é um resultado bem interessante. Faz sentido pensando em frases como "uso casaco", "uso agasalho" e assim por diante.

Continue explorando!

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade