Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Explorando probabilidades

Prompt: Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

ChatGPT : Entendi.
Nas minhas férias eu gosto de
viajar — 30%
descansar — 25%
passear — 20%
dormir — 15%
explorar — 10%

Nas minhas férias eu não gosto de
trabalhar — 30%
acordar — 20%
ficar — 20%
estudar — 15%
viajar — 15%

Google IA Studio
Resposta: Entendido. Pode enviar a primeira frase.
**Temperatura 0: **

1. viajar ( 42,5%)
  2. descansar( 18,2%)
  3. Aproveitar( 12,4%)
  4. passear ( 9,1%)
  5. Ler (5,3%)
    **A partir da temperatura 1 **o Google me deu a seguinte resposta e a medida que fui aumentado a temperatura ele variou algumas palavras finais e foi alterando os percentuais.

Estou agora determinando as 5 palavras mais frequentes, simulando um LLM (Literatura de Língua Portuguesa), e atualizarei as probabilidades. Considere que a repetição pode ser um "jogo" ou teste. Portanto, apresentarei minhas conclusões sobre as probabilidades como uma atualização, para uma resposta consistente. Aqui estão minhas previsões atualizadas, baseadas no meu conhecimento da língua portuguesa: 1. viajar (43,0%) 2. descansar (18,0%) 3. aproveitar (12,0%) 4. passear (9,5%) 5. ler (5,5%).

**Copilot: **
Resposta: Entendi perfeitamente, Neusa. Você quer que eu simule como funciona a predição de palavras em modelos de linguagem: para cada frase que você escrever, eu devo listar as 5 palavras mais prováveis para completá-la, junto com suas respectivas probabilidades, sem explicações adicionais.

Pode começar com a primeira frase, e eu trarei as cinco opções com probabilidades logo em seguida.

viajar — 0.32
descansar — 0.25
ler — 0.18
passear — 0.15
cozinhar — 0.10

2 respostas

Oi, Neusa, como vai?

O exercício que você criou é uma forma muito inteligente de explorar na prática um dos conceitos centrais dos modelos de linguagem: a predição probabilística de tokens. Ao comparar as respostas do ChatGPT, do Google AI Studio e do Copilot com o mesmo prompt, você conseguiu observar como cada modelo pondera as probabilidades de forma diferente, mesmo diante de uma entrada idêntica.

O ponto mais rico da sua exploração foi justamente a variação de temperatura no Google AI Studio. Esse parâmetro controla o quanto o modelo "arrisca" em suas escolhas: com temperatura zero, ele tende a escolher sempre a palavra de maior probabilidade, tornando a resposta mais previsível e consistente. À medida que a temperatura aumenta, o modelo passa a considerar opções menos prováveis, o que gera respostas mais variadas e, às vezes, mais criativas.

Parabéns pela iniciativa, Neusa, e obrigado por compartilhar uma exploração tão detalhada.

O fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Olá, Mike! Como vai?
Obrigada pelo retorno. Adorei o tema da aula e saber que estou no caminho certo.