1
resposta

[Projeto] Explorando probabilidades

Exercício muito bom! Segue como fiz:

Primeiro, usei o prompt que nos foi passado em aula e tentei pensar em frases com diferentes contextos:

Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Resultado:

Eu gostaria de pedir um lanche, mas

1. não — 32%
  2. ainda — 18%
  3. estou — 14%
  4. tô — 12%
  5. acho — 9%

No ambiente corporativo, é comum encontrar

1. conflitos — 24%
  2. desafios — 21%
  3. profissionais — 17%
  4. situações — 14%
  5. equipes — 11%

Fui fazer um exame de sangue e quase

1. desmaiei — 38%
  2. chorei — 22%
  3. caí — 15%
  4. fugi — 10%
  5. gritei — 8%

Depois, vi a dica de uma prof aqui no fórum e ajustei um pequeno detalhe no prompt para dar um contexto:

Ok. Agora, para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, considerando que essas frases estão presentes dentro de contextos de livros de romance. Eu quero apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Resultado:

A minha mente estava

1. confusa — 29%
  2. cheia — 22%
  3. longe — 18%
  4. presa — 15%
  5. vazia — 11%

Me chateei porque

1. ele — 34%
  2. você — 28%
  3. ela — 17%
  4. disse — 12%
  5. não — 7%

Nesse mesmo contexto dos livros de romance, eu também joguei as frases anteriores, e os resultados mudaram. Achei que vale destacar os resultados sobre a frase "No ambiente corporativo, é comum encontrar". Dessa vez, retornou:

1. paixões — 26%
  2. segredos — 22%
  3. conflitos — 18%
  4. amizades — 16%
  5. mentiras — 12%

Comparando com a resposta da probabilidade anterior, deu pra notar que, sob o contexto dos livros de romance, apareceram mais palavras que tem proximidade com sentimentos.

Legal demais entender sobre essas probabilidades por trás da AI! =)

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, estudante! Como vai?

Gostei demais da sua curiosidade em conhecer os padrões de probabilidade por trás do ChatGPT! 😄

Seus resultados mostram uma excelente percepção sobre como o gênero influencia a escolha de palavras. Além disso, demonstram uma abordagem curiosa e investigativa ao explorar probabilidades.

Uma sugestão para o futuro seria expandir a análise para outros gêneros literários, como suspense ou ficção científica, para observar como os padrões mudam e o vocabulário se transforma.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!