Exercício muito bom! Segue como fiz:
Primeiro, usei o prompt que nos foi passado em aula e tentei pensar em frases com diferentes contextos:
Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.
Resultado:
Eu gostaria de pedir um lanche, mas
- não — 32%
- ainda — 18%
- estou — 14%
- tô — 12%
- acho — 9%
No ambiente corporativo, é comum encontrar
- conflitos — 24%
- desafios — 21%
- profissionais — 17%
- situações — 14%
- equipes — 11%
Fui fazer um exame de sangue e quase
- desmaiei — 38%
- chorei — 22%
- caí — 15%
- fugi — 10%
- gritei — 8%
Depois, vi a dica de uma prof aqui no fórum e ajustei um pequeno detalhe no prompt para dar um contexto:
Ok. Agora, para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, considerando que essas frases estão presentes dentro de contextos de livros de romance. Eu quero apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.
Resultado:
A minha mente estava
- confusa — 29%
- cheia — 22%
- longe — 18%
- presa — 15%
- vazia — 11%
Me chateei porque
- ele — 34%
- você — 28%
- ela — 17%
- disse — 12%
- não — 7%
Nesse mesmo contexto dos livros de romance, eu também joguei as frases anteriores, e os resultados mudaram. Achei que vale destacar os resultados sobre a frase "No ambiente corporativo, é comum encontrar". Dessa vez, retornou:
- paixões — 26%
- segredos — 22%
- conflitos — 18%
- amizades — 16%
- mentiras — 12%
Comparando com a resposta da probabilidade anterior, deu pra notar que, sob o contexto dos livros de romance, apareceram mais palavras que tem proximidade com sentimentos.
Legal demais entender sobre essas probabilidades por trás da AI! =)